SP/Itu – Igreja de São Benedito
Imagem com mais de dois séculos de existência e 1,5 século de uso em tamanho natural
A igreja de São Benedito, na cidade de Itu, em São Paulo, por seu todo de construção e de suas imagens sacras expostas é um pequeno museu barroco maneirista. Abriga um acervo magnífico da histórica procissão de Cinzas daquela cidade, que existiu a partir de 1807 e começou a ter alguns percalços a partir de 1901, mas com notícias de que cortejos ocorreram até 1959.
Nesse acervo está uma imagem do Beato Antônio de Categeró em tamanho natural. Obras adquiridas por encomenda ao fabricante do Rio de Janeiro, em 1789, cuja entrega ocorreu em 1792. Foram buscadas no porto de Santos e trazidas em redes por índios contratados para essa tarefa. Nas palavras do historiador ituano, Luís Roberto de Francisco: “… os ituanos, todos pequenos, nunca imaginaram que os santos viriam tão grandes.” E assustaram-se quando viram as imagens da Procissão de Cinzas, as quais compuseram a a Procissão histórica e uma delas era esse Santo Antônio de Categeró, do tamanho natural.
(Texto a seguir tirado da Internet sobre a igreja de São Benedito – também chamado de “O Mouro”. Seu culto foi introduzido no Brasil pelos Franciscanos vindos de Portugal. Sua irmandade em Itu foi fundada em 1693, na Igreja de São Luiz de Tolosa, no Largo de São Francisco. Com o incêndio que a destruiu, em 1907, a Irmandade construiu um novo Templo em 1910, que é a atual Igreja de São Benedito. Com endereço na Rua Santa Cruz – Centro – Itu / SP. Sendo um prédio histórico cuja irmandade deixou de existir o patrimônio pertence a igreja Matriz da Candelária, que procede toda a administração, com as escalas de missas e os demais sacramentos. Apesar de ser um verdadeiro museu barroco da procissão de Cinzas, as instalações nem telefone possuem.
– 1ª página – Sobre a imagem e sua igreja.