MG/Itapecerica – Igreja Nª Sª do Rosário
http://www.paroquiaitapecericamg.com.br/ – Têm oito igrejas citadas, na paróquia de São Bento do Itapecerica, das quais além da NªSª do Rosáiro, desejo pesquisar a existência de categerós, nelas.
Acreditamos que haja a imagem do Santo por ele receber homenagens na Festa. Inclusive uma foto postada, permite i inferir que a estátua, a qual está a esquerda de quem olha o Altar principal, em uma parede que o antecede, junto a outra imagem bem maior, seja o Categeró. É uma imagem pequena que deve ter, no máximo, 30 cm. Também há outros dois santos do outro lado da parede.
Este linck mostra a citação de homenagem a Santo Antônio de Categeró, por ocasião dos festejos – http://www.paroquiaitapecericamg.com.br/Rosarioreinado.html e transcrito abaixo:
A FESTA DO REINADO EM ITAPECERICA – MG
“Meus irmãos e irmãs: a Festa do Reinado extravasa a felicidade e a alegria do coração das pessoas que organizam e participam desse momento, que é um momento de Fé (religiosidade), e depois, também é folclórico, histórico, cultural.
A Festa acontece para louvar a Deus e homenagear Nossa Senhora (do Rosário, das Mercês, de Aparecida) e os Santos (Benedito, o mouro; Domingos de Gusmão e Catarina de Sena; Bento, de Núrsia; Antônio Categeró e Efigênia). Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e os Santos foram pessoas felizes e alegres, porque, viveram em sintonia com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não podemos esquecer que Jesus era pessoa imensamente feliz.
Não é a toa que o povo canta com muito fervor a musica: “Cristo é a felicidade”. No Antigo, ou primeiro Testamento, encontramos histórias de pessoas que viveram felizes na presença de Deus. A Carta aos Hebreus, no Capítulo 11, lembra o testemunho de fé dessas pessoas. Vale a pena ler também os capítulos 12 e 13 dessa Carta. Somos convidados “a prosseguir com perseverança a nossa caminhada, mantendo os olhos fixos em Jesus, rodeados dessa grande nuvem de testemunhas, ou seja, os santos”.(Hb 12,1-2) Abraão, Moisés, todos os Profetas ……, a Virgem Maria, Efigênia, Catarina, Benedito, Bento, Domingos e Antônio foram felizes. Por quê?
Participar da Festa do Reinado, e da Comunidade, é ser feliz. Que beleza é a Festa do Reinado em Itapecerica! Entram na festa e na dança: homens e mulheres, o jovem e a criança, o adulto e o idoso, o negro e o branco, o acadêmico e o analfabeto, o padre e o leigo, o pobre e o rico, o alto e o baixo, o gordo e o magro, “o feio e o bonito”, o político e o eleitor, o nativo e o visitante.
Não há violência, somente pequenas ocorrências. É próprio da festa não ter um horário rígido. Isso é ter liberdade, tempo para cantar e encontrar os irmãos, daqui e de fora.. No cativeiro o tempo todo é trabalhar (para os senhores de engenhos: os de ontem e os de hoje). Muitas pessoas dizem: “em Itapecerica tem festa demais!” Mas é bom, o povo daqui, ainda poder fazer festas. Tem lugar que já não pode mais. E o povo que faz festa é feliz. Alguém já viu defunto fazer festa? “Oi! Viva Deus, viva Deus Nosso Senhor…” Vivas a nossa Senhora e aos Santos. Viva o povo, feliz. Viva a Vida. Desapareça tudo, o que a destrói.
Vamos conhecer um pouco a história de Nossa Senhora do Rosário, das Mercês e dos Santos do Reinado? “
Pe. Pedro Gondim. 08/2007