2010 – Santinhos II: rostos da estatuária de Categero
A multiplicidade de rostos na Estatuária
de Santo Antônio de Categeró, de Noto ou Etíope
II – (santinhos)
Para fazer a análise das imagens de santinhos expostos na régua (a) é importante, já em paralelo e na medida do necessário, irem sendo trabalhadas as fotos de estátuas. Isso quando a discussão dos santinhos já estiver consolidada.
Iniciamos aceitando a tese da premissa posta, na primeira parte, de que alguns santos tiveram sua estatuária derivada de outros, o que no caso de Categeró, isso deve ser o mais provável.
A verificação direta já nos permite antever uma diversidade muito acentuada nas próprias imagens deste conjunto de Categeró em santinhos. As imagens 2 e 8 são produções da devoção italiana e em nada lembram as brasileiras. Porém, deve ser admitido que elas têm coerência com a história, a etnia e o biótipo do Beato Antonio.. As imagens de 3 a 6, que apresentam Categeró de joelhos têm diferenças, entre si, mas ficam na média do mesmo que acontece com as demais imagens de santos.
As imagens 1 e 7 são as preferências da devoção brasileira. Elas tem uma longa historicidade da devoção em Portugal e novo mundo. Suas aparências estão bem mais próximas da descrição histórica de lábios grossos e de uma negritude talvez aos padrões brasileiros. Essa régua nos apresenta, basicamente, três categerós bem diferentes. O modelo italiano, os ajoelhados e o mais difundido.
Muitos são os historiadores que tratam de categeró com um menino no colo, mesmo que também, historicamente, não haja qualquer referência concreta a esse tipo de situação. A própria instância católica da Bahia, em 1699, fez censura a capa do processo de instituição da Irmandade, que usava este tipo de enfoque gráfico. Porém, são muitas as citações desse uso. Ficou definido pela igreja, da época, que Categeró usaria como seu símbolo de identificação o crucifixo. Mas a imagem 6, da régua de singulares é a foto da imagem como sendo Categeró de uma devota, do Norte do Brasil, com inclusive uso de devoção local bastante solicitada. É a mesma situação de uma devota, de São Paulo, com a estátua da imagem nº 2.
A última régua consta de Categerós singulares, ali estão mostrados seis, mas há mais, no mínimo outras seis estátuas, também singulares, ou seja, que não lembram esse padrão brasileiro dos santinhos 2 e 8.. E ainda se tem a notícia que a igreja de Santa Venera Martir e Virgem, em Ávola na Itália, está produzindo uma estátua de Categeró (Noto) em bronze. Esta deverá ser do padrão italiano que pode ser visto no santinho nº 2 da régua (a).
A natureza da relação devocional busca na historiografia dos santos, os elementos de uma identificação pública deles que os torne facilmente reconhecidos pelos fiéis. Por isso vamos ver em Santo Antônio de Pádua, São Benedito e, Santo Antônio de Categeró ou Noto, quais são os elementos de suas identificações.
Começando por S. Antônio de Pádua, as imagens encontradas o representam junto com o menino Jesus, referência à força espiritual deste santo, uma vez que pode ter consigo o próprio Deus-menino. Os ícones (esculturas e gravuras) encontrados variavam apenas quanto a Santo Antônio o trazer nos braços ou sobre uma bíblia, podendo estar o menino Jesus assentado ou em pé sobre a mesma. Ele aparece vestido com o hábito marrom, no modelo dos franciscanos observantes (O. F. M. Observ.), de sandálias, cordão, terço e tendo o corte de cabelo típico que caracterizou esses religiosos por longos anos.
Para São Benedito não encontrei uma descrição tão detalhada como a de Santo Antônio de Pádua. Mas sua história de franciscano e sua autorização canônica de ser mostrado com o menino Jesus no colo, o que lhe torna único e inconfundível. É o franciscano negro, com batina típica e com o menino Jesus. Desperta alguma curiosidade em sua iconografia quando seu cabelo é apresentado no mesmo modelo de Santo Antonio de Pádua. Muitas de suas imagens são o Santo Antonio de Pádua pintado de negro.
Santo Antonio de Cateregeró ou Noto é caracterizado pelo empunhamento pela mão direita do crucifixo, de forma ostensiva. Algumas imagens apresentam um crucifixo maior. Também é constante uma sobre capa ao hábito que não faz parte de sua história. No Brasil seu hábito franciscano passou a ser representado pela cor preta apetrechada com o rosário e corda característica franciscana. Muitas imagens apresentam a posição de seus braços típica de quem poderia estar segurando Jesus Menino e, aí, atravessam-lhe um crucifixo, forçando ser um Categeró. Nos santinhos especificamente, o tradicional Categeró parece muito com São Benedito. Alguns Categerós foram cópias de São Benedito outros de São Antonio de Padua.
A redefinição de uma imagem única para Santo Antônio de Categeró e a definição de um único nome são fundamentais a construção universal da identidade deste santo católico. Além de uma tarefa árdua e delicada ela tem de ser aglutinadora da devoção que conseguiu sobreviver compartimentada e com alguns hiatos de efetividade. Quanto às estatuas, normalmente, confeccionadas para pertencerem ao acervo de irmandade, congregação ou igreja, tendem a terem um pouco dispersada a fidelidade do original apresentado, quando o contrato não exigir fidelidade ao original. Os artistas conscientes de sua finitude terrena, aposta a eternidade das imagens, na unicidade garantiam seu nome.
Mas, mesmo que conceitualmente já se tenha, a priori, definido uma teoria de origem da estatuária de Categeró, mesmo assim ela estará expressa e relatada de tudo o que foi coletado portal. (V.M.P.)
Categerós Singulares e com muita semelhançca a São Benedito
Categerós singulares e com muita semelhança a Santo Antonio de Padua.