Novena padrão e histórica de Categeró
Link – Datas de Categeró
Link – Perfil, Linha do Tempo e Vaticano
1ª NOVENA de Categeró no Brasil e no mundo (A principal)
Esta novena foi impressa em um pequeno folder de três folhas (6 páginas), a partir de uma página A/4, dobrada em três setores, lateralmente. Data do ano de 1961, tendo hoje, mais de 55 anos de existência.
Foi chancelada, por seu autor, na data de 5 de maio de 1961. Está assinada pelo autor, então Vigário Geral e Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Paulo Rolim Loureiro.
Abre a novena uma oração histórica, de autoria do mesmo Bispo, que consta, no verso de diversos santinhos, tanto da igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó.
O folder que apresenta a novena, em 1961, na igreja de Nossa Senhora do Ó, em São Paulo, tem o tamanho 10 cm, de largura, por 21 cm de altura, copiado por inteiro, em suas seis faces, em duas páginas A/4, devidamente, reconstituído.
Assim, postamos, abaixo, as seis páginas do folder em duas folhas. Também disponibilizamos um PDF com texto completo da novena. Foi a partir dessa primeira edição, que surgiram outras, primeiramente, em São Paulo, na igreja São Francisco, devidamente, chancelados pelo Bispo Rolim. A segunda edição vai ocorrer como parte final, do livro com a vida do Beato Antônio de Categeró, produzido pela Matriz do Ó, pesquisado e assinado, pelo intelectual paulista e fundador da Academia Paulista Católica de Letras. Mas, poucos anos após, a novena vai estar sendo usada no Rio de Janeiro. Uma Igreja Católica Brasileira, que tinha como padroeiro, o Beato Antônio de Categeró, depois transformada em Siriana e, posteriormente, com a devoção transferida para uma igreja Católica Ortodoxa Grega. Mas em todas as situações, sem a citação do bispo Rolim, citando que a novena e oração “APROVAÇÃO ECLESIÁSTICA”. Estabelecida uma polêmica a Cúria do Rio de Janeiro, a partir de ações, do movimento apologético de Dom Estevão, intervém e o Beato perde até o patronato do templo.
Como
Link – Datas de Categeró
Link – Perfil, Linha do Tempo e Vaticano