RJ e MJ/2006 – Devoção e identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no RJ e MG no Setecentos

Autor:ANDERSON JOSÉ MACHADO DE OLIVEIRA

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Rodapé das Páginas identifica sua pubicação Paulista:
TOPOI, v. 7, n. 12, jan.-jun. 2006, pp. 60-115
Há oito citações sobre Categeró.

Resumo
O artigo procura refletir sobre o papel do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia, no século XVIII, como um dos fatores de construção de identidades entre segmentos da população negra no Brasil colonial. Defendo a idéia de que o estímulo ao culto fazia parte de uma das estratégias da Igreja na conversão de africanos e seus descendentes, no entanto, a complexidade do processo caracterizado pela diáspora das culturas africanas na América deu a este projeto de conversão outras dimensões. Num processo de criatividade e resistência culturais, as populações de origem africana reinterpretaram os códigos católicos, conferindo ao culto dimensões outras que, se por um lado demonstraram em parte a eficácia do projeto com a aceitação dos símbolos católicos, por outro atestaram a existência de uma relativa autonomia das populações negras conquistada em meio às lutas cotidianas no interior do sistema escravista.
Palavras-chave: culto dos santos; irmandades; identidade; catolicismo; escravidão.

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