SP/2009 – De cassange, mina, benguela a gentio da Guiné
De cassange, mina, benguela a gentio da Guiné. Grupos étnicos e formação de identidades africanas na cidade de São Paulo (1800-1850)
Regiane Augusto de Mattos
Série: Produção Acadêmica Premiada
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
REITORA: Profa. Dra. Suely Vilela
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DIRETOR: Profa. Dra. Sandra Margarida Nitrini
SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – Eliana Bento da Silva Amatuzzi Barros – MTb 35.814
Projeto Gráfico – Dorli Hiroko Yamaoka – MTb 35.815
COMISSÃO DE PUBLICAÇÃO ON-LINE – Presidida pela Profa. Dra. Sandra Margarida Nitrini
Nota do Portal: Um trabalho acadêmico com 160 páginas, que inicia descrevendo um fato histórico de cerco a uma fazendo sendo executado por “africanos paulistas” os quais estavam organizados como capoeiras. O tema é tratado mais detalhadamente no terceiro capítulo desta dissertação, a capoeira, assim como as irmandades religiosas e os ajuntamentos em batuques, era um espaço construído pelos africanos que proporcionava contatos e reafirmação de laços e de interesses comuns.bem como a, identificação dos grupos étnicos dos africanos que foram trazidos pelo tráfico e que passaram a compor o contingente populacional da cidade de São Paulo, destacandoa sua diversidade de origem. A segunda parte foi reservada para o estudo dos espaços de atuação social e de manifestação cultural desses africanos. Assim constituído o trabalho: Capítulo 01 – A população africana na cidade de São Paulo, 1800-1850; Capítulo 02 – As nações africanas no Novo Mundo: formas de identificação étnica; Capítulo 03 – Formas de organização e espaços de sociabilidade dos africanos.
Categeró é referido na pág 111 como Irmandade de Santo Antonio de Cartegerona de Salvador/BA.
Cópia disponível em 25 de nosso Portal.
Endereço onde foi obtido: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06072007-120830/pt-br.php (Teses d dissertações – da Biblioteca Digital da USP)