Museu de Arte Sacra de São Paulo tem o Beato Antônio de Categeró

MAS 2a

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. (Wikipédia)

VEJA MAIS  –  Notícias  sobre Categeró neste Museu em nosso Portal

O Museu de Arte Sacra da cidade de São Paulo, comunicou por escrito “…não possuir, em seu acervo, nenhuma obra desse Santo”, em e-mail de 25 de fevereiro de 2014. Noticiando no mesmo documento, que fora realizado naquela casa de cultura, no ano de 2011, uma mostra com curadoria de Emanoel Araujo, do Museu Afro Brasil. Que no MAS, foram expostas 170 esculturas em materiais diversos, todas de coleções particulares de São Benedito e Santo Antônio de Categeró.

Se o MAS, não tem algum Beato Antônio de Categeró, em seu acervo, pelo menos publicou muitas imagens de Categerós, particulares, na exposição supra citada. São Mais de sessenta imagens do Beato no Brasil, Portugal e Itália, das quais, em mais da metade de trabalhos do “barroco brasileiro e português”. Temos certeza que não faltará oportunidade, de ser incorporado, ao acervo MAS, uma peça de bastante importância histórica, sobre esse beato, lembrando, que ele foi o primeiro santo negro do Brasil Colonial, um franciscano.

Apesar de franciscano, veio para o Brasil, através dos jesuítas [morreu em 1550), chegou em São Paulo, antes 1590 (data de formalização da Irmandade do Rosário). Sua Irmandade, a do “Milagroso Santo Antônio de Catgeró”, que data de 1592, tendo sido beatificado em 1599. A ele sucederam, em São Paulo e Brasil, alguns anos mais tarde, Santa Efigênia e Santo Elesbão, pelos carmelitas. E, o São Benedito, que morreu em 1589, chegou no RJ/SP em 1639, e foi beatificado em no dia 15 de maio de 1743. Este, franciscano trazido pelos franciscanos.

Note-se que Categeró chegou ao Brasil, meio século antes de São Benedito, mas se tornou espólio, da guera jesuítico/franciscana. Seu espaço ocorria através da OTF (os Terceiros Franciscanos), nas Procissões de Cinzas e também, pelas Irmandades do Rosário, que abrigavam as demais irmandades de santos negros. O Beato franciscano Antônio de Categeró, historicamente, sofreu  forte rejeição de sua própria ordem, com um prelo colonial de extinção branca, mas que de algumas formas, permanece até hoje.

VEJA MAIS  –  Notícias  sobre Categeró neste Museu em nosso Portal

Banner MAS 02

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web