2010 Poa/RS – Rostos de santinhos e na Estatuária de Categeró
A multiplicidade de rostos na Estatuária
de Santo Antônio de Categeró, de Noto ou Etíope
I – (santinhos)
Pode se até dizer que há uma imagem de Santo Antônio de Categeró mais difundida, tendendo a definir um padrão. É a imagem que se expressa na capa do livro “Sinal profético pelo empenho dos pobres”, de autoria do Monsenhor Salvatore Guastella. Pelo menos é o que parece, ter ocorrido, a partir do Brasil e da internet, que daqui irradia para o mundo, essa imagem.
Também, existem muitos devotos para os quais Categeró não tem rosto. E uma quantidade muito maior de devotos que conhecem a expressão facial da imagem de sua devoção, da igreja católica ou outro templo, onde sabem poder encontrar a imagem de Categeró para sua devoção. Faz parte das intenções de nosso projeto cadastrar a estatuária disponível desse Beato.
Em setembro de 2010, o Portal já contava entorno de vinte imagens, entre exemplares de santinhos e fotos de estátuas, todos diferentes entre si. Apesar de ser uma amostra bastante pequena, mas já nos permite traçar alguns parâmetros dessa abordagem. No mínimo identificar a as imagens originais à formação das primeiras estátuas e de sua diversidade.
Com essa preocupação conversamos em 2004, com um santeiro católico e ele confidenciou que as imagens de santos pouco conhecidos, na ausência da disponibilidade de originais, são copiadas de santos considerados com alguma similitude. Ao comentar essa resposta com um Pe. amigo e de boas relações pessoais, ele confirmou a prática, dizendo que não era procedimento brasileiro. É uma prática universal e antiga.
Não sendo especialista, nem mesmo um expert em arte sacra tenho dificuldades em definir uma metodologia para essa avaliação, a não ser a da comparação direta entre santinhos e fotos de imagens, passando pela descrição comparativa do que for obtido de informações sobre as aparências de estatuetas que existiram nas descrições fidedignas.
Vou desenvolver esta análise em dois momentos. Um primeiro sobre as imagens dos santinhos. Eles são mais populares; expressam fortemente a devoção e são distribuídos diretamente pelos devotos; conseguem maior penetração em grupos sociais diversos e percorrerem distâncias inestimáveis, por diversos motivos em sua circulação. E o segundo que trata das imagens das estátuas. Estas são mais concentradas em locais de devoção, principalmente templos e nos comerciantes de imagens. É comum nessa situação a existência de peças únicas construídas por artista ou artesão, para uma igreja ou evento, como era o caso das imagens de vestir e de roca, para as procissões de cinzas. Onde, aliás, Categeró era bastante solicitado.
Não há relato histórico de que tenha sido trazida alguma estátua de Antônio de Categeró ou Noto, para o Brasil. Se o tivessem feito, seriam os jesuítas que, coincidentemente estiveram no Congo e Angola e, antes em Portugal, nos momentos de registro de devoção à Categeró. Também, não encontrei relato de alguma estatuária em Noto ou Ávola, na Itália, origem de Categeró, nem se a devoção aplicada no Congo e Angola também tenham usado estátuas do Beato. Então como surgiram as imagens atuais?
Nossa hipótese é de que não houve estátua de Categeró que tenha sido construída na Itália e remetida a Portugal, ou Brasil ou para o norte da África no Congo e em Angola. Assim Santo Antonio de Categeró vai ter sua imagem derivada de alguma devoção devidamente adequada ao seu biótipo. O que de mais antigo sobre imagem de Categeró que esteja descrito é sobre a procissão De Santo Antonio de Padua, em Lisboa, por Lucilene Reginaldo, na tese: 2009 – “África em Portugal”: devoções, irmandades e escravidão no Reino de Portugal, século XVIII, onde ela relata que Santo Antonio de Noto ou Categeró foi muito conhecido e venerado em Portugal e, em uma passagem logo a seguir descreve: …O andor deste santo preto, de lábios grossos, era levado por negros e acompanhado por padres da mesma cor, seguidos de uma multidão de pretos e mulatos”. O grifo é nosso.
Essa característica de lábios grossos é só o que temos a respeito de idéia de aparência construída de Categeró no antanho. Trabalhando sobre ela verificamos os santos da mesma época que poderiam ter alguma similitude. Dois santos são constantes ou de alguma forma encadeados ou paralelos à devoção de Categeró nos relatos dos séculos XVI a XVII: Santo Antônio de Pádua e São Benedito. Porém, não é nosso objeto de pesquisa saber a origem da estatuária desses santos, tão somente por comparação visual, verificar possíveis semelhanças fisionômicas do que é usual neles, e também em Categeró.
Nossa análise sobre a origem das imagens de Categeró será trabalhada usando na medida do necessário, referência de estátuas que deram origem a santinhos, mas não trabalhando, por ora, a análise das imagens de estátuas, em si. Para isso montamos algumas réguas de estudo com as imagens de santinhos, conforme abaixo relacionadas e impressas na página seguinte:
– (a) Santinhos de Categeró ajoelhado, de meio corpo e de corpo inteiro;
– (b) Santinhos ou fotos de estátuas de Santo Antonio de Pádua;
– (c) Santinhos ou fotos de estátuas de São Benedito.
– (d) Algumas imagens singulares para a respectiva avaliação.
Nossa intenção é a partir dessas réguas fazer algumas ilações sobre como foi construída as imagens que definem Santo Antonio de Noto ou Categeró no Brasil.