Festa de Santo Antônio de Categeró – Salvador/BA

Banner Salvador-CCBY10

Excerto retirado da pág. 3 do “Catálogo das Referências Culturais do Centro Histórico de Salvador” cujo trabalho completo pode ser encontrado no endereço original:

http://homologa.portalcultura.ba.gov.br/wp-content/uploads/2010/07/Catalogo%20das%20Referencias%20Culturais%20do%20Centro%20Historico%20de%20Salvador.pdf

ou em nosso Portal na página de Manifestãções da Fé/Monografias, Dissertações e Teses
Excerto
A comemoração que ocorre na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no segundo domingo de janeiro, data em que, também é celebrado o batismo de Jesus. Entre a sexta-feira e o domingo, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, é realizado um tríduo de preparação para conhecer e contar a história do Santo. No domingo acontece a procissão que leva as imagens de Santo Antonio de Categeró, o Santo negro, às ruas do Centro Histórico até a Praça da Sé. Na terça-feira seguinte é oferecida, pela Irmandade, uma feijoada na Igreja.

A coincidência da data de festejo de Santo Antonio de Categeró com o batismo de Jesus é explicada pelo padre da paróquia: “Como Santo Antonio foi mulçumano que se converteu ao cristianismo, ele foi muito radical, queria seguir Jesus na ‘radicalidade’, então ele pediu que fosse batizado no dia do batismo de Jesus, na mesma data”.

A forte devoção ao Santo pelos negros da Bahia, desde o período da colonização, explica-se pelo fato de Santo Antonio de Categeró ter sido escravo na África. Sua prece expressa a devoção e as súplicas dos homens pretos da Bahia.

Banner Salvador-CCBY10

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web