RJ/Rio de Janeiro – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

Tem uma aparência bastante singular

Há uma imagem de Santo Antonio de Noto na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro. Há um grupo de imagens de vestir que se encontram no espaço-museu, localizado à esquerda da igreja, é constituído de onze imagens processionais, incluindo o Cristo, que pertenciam ao acervo da procissão das Cinzas no Rio de janeiro.
Deve ser a imagem usada nos desfiles – no quinto andor da procissão de Cinzas. Era este o local que exibia a imagem de Santo Antônio de Noto, na procissão de Cinzas que ocorria nos séculos XVI e XVII. (Matéria postada neste Portal, sobre a referida Procissão tendo como fonte de Debret)
Há porém, quanto a essa imagem a dúvida, posta pelo autor, de ser São Vivaldo. No entanto, está cadastrado como Santo Antônio de Noto (que é Categeró), apesar da aparência bem diferente.

Fonte de onde foram buscados estes dados: http://www.dezenovevinte.net/obras/imagens_nancy.htm io de Janeiro/RJ – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

Dia 30 de dezembro de 2010 visitei o Convento São Bento. Ele está ainda em obras de restauração, mas está aberto ao público. O acesso é apartir de uma entrada bastante discreta, ao final do muro (paredão) côncavo tipo com um jardim, ao lado da entrada do Metrô, no Largo da Carioca. Há um corredor e uma escadaria que eleva para uma pracinha e a final dela uma entrada com um elevador. Está em obras e não há a devida sinalização. O elevador, ao fundo e à direita, conduz aos dois andares além do térreo (2º e 3º), mas é no segundo que estão o Museu e as capelas de São Francisco da Penitência e a de Santo Antônio de Pádua.

 

Fotos tirada pelo portal em 30 de dezembro de 2010. Apesar da grande diferença física este era o Santo Antônio de Categeró, com o nome de “Santo Antônio de Noto” que por muitas décadas, foi o  quinto andor da Procissão de Cinzas, que percorria as ruas do Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Há de se pesquisar essa diferença entre esta imagem e as demais existentes, nas igrejas antigas do centro do Rio, como Santo Elesbão e Santa Efigênia e da Lampadosa, entre outras, também antigas do Estado Carioca.

Talvez, para os devotos de Categeró, o Santo Antônio de Noto do Mosteiro dos Benedetinos do Rio de Janeiro, seja mais um dos diversos nós górdios que se encontra ao resgatar Categeró. Mas por certo a visita a todas as instalações do complexo é gratificante.

Há um prospecto patrocinado pelo BNDS que se recebe ao entrar nesse complexo cultural e que  expressa “jóia rara do barroco brasileiro”. É a plena verdade. O endereço de internet que consta no panfleto não funciona o que é uma lástima, pois não existem informações virtuais sobre esse maravilhoso patrimônio cultural brasileiro. O linck recomendado  é www.bndes.gov.br/cultutra/patrimonio está quebrado. Em razão disso estamos disponibilizando uma cópia PDF do referido prospecto.

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web