Graças à Beatificação
Páginas de assuntos pertinentes ao Processo de Beatificação Diocesano de Noto, da alteração na legislação canônica e do reconhecimento dos Santos Populares por João Paulo II
Sobre o ser “Beato” do Irmão António Etíope ou de Categeró
Expressa o dicionário sobre bem aventurado. S.m. Teologia Diz-se daquele que goza no céu a beatitude eterna. Por outra fonte: “Um beato (do latim beatum, “feliz”, “bem-aventurado”) é, no direito canónico da Igreja Católica, um homem ou uma mulher cujo processo de beatificação foi concluído; depois, esse processo prosseguirá em direcção à canonização se verificarem as condições requeridas para o efeito; em caso afirmativo, o candidato será reconhecido como santo. Neste sentido, beato e santo indicam o reconhecimento oficial da Igreja.”
Por muito tempo, questões de discussões teológicas, junto a disputas, com outras irmandades católicas, teólogos e outros religiosos católicos, não reconheciam a beatidute formal, de Antônio de Categeró, de Noto e Ávola. Não consta do Martiriológico. E com essa expressão, encobria-se um erro burocrático, de quando o Vaticano tirou dos Bispos nas Dioceses o poder de beatificar.
Quando morreu em1550 o irmão Antônio Etíope ou de Categeró inicia seu reconhecimento público de santidade pelos povos de Noto e de Ávola na Sicília/Itália.
Sua beatificação ocorreu em dez anos pelo rito da época, que era o de responsabilidade e realização diocesana. Foram cumpridos todos os ritos locais e sagrada sua beatificação. Provavelmente, por uma questão burocrática interna da igreja católica, seu nome não foi incluído na lista de santos do Vaticano.
A grande tarefa do Monsenhor Salvatore Guastella foi fazer esse resgate documental, publicando no livro “Lui e noi per loro” a maioria do processo elaborado na Diocese.
Mostraremos alguns aspectos tirados e outros mostrados diretametne dos originais do processo de beatificação. Hoje, já está sanado, mas ainda existem alguns clérigos e teólogos, mais antigos, que não estão devidamente atualizados.
Hoje, já existe, em tramitação ordinária no Vaticano, um processo de “Canonização” do beato Antônio de Categeró.
Vejas as páginas sobre esse assunto.