Graças à Beatificação

Páginas de assuntos pertinentes ao Processo de Beatificação Diocesano de Noto, da alteração na legislação canônica e do reconhecimento dos Santos Populares por João Paulo II

graçs a beatificação

Sobre o ser “Beato” do Irmão António Etíope ou de Categeró

Expressa o dicionário sobre bem aventurado. S.m. Teologia Diz-se daquele que goza no céu a beatitude eterna. Por outra fonte: “Um beato (do latim beatum, “feliz”, “bem-aventurado”) é, no direito canónico da Igreja Católica, um homem ou uma mulher cujo processo de beatificação foi concluído; depois, esse processo prosseguirá em direcção à canonização se verificarem as condições requeridas para o efeito; em caso afirmativo, o candidato será reconhecido como santo. Neste sentido, beato e santo indicam o reconhecimento oficial da Igreja.”

Por muito tempo, questões  de discussões teológicas, junto a disputas, com outras irmandades católicas, teólogos e outros religiosos católicos, não reconheciam a beatidute formal, de Antônio de Categeró, de Noto e Ávola. Não consta do Martiriológico. E com essa expressão, encobria-se um erro burocrático, de quando o Vaticano  tirou dos  Bispos nas Dioceses o poder de beatificar.

 

Quando morreu em1550 o irmão Antônio Etíope ou de Categeró  inicia seu reconhecimento público de santidade pelos povos de Noto e de Ávola na Sicília/Itália.

Sua beatificação ocorreu em dez anos pelo rito da época, que era o de responsabilidade  e realização diocesana. Foram cumpridos todos os ritos locais e sagrada sua beatificação. Provavelmente, por uma questão burocrática interna da igreja católica, seu nome não foi incluído na lista de santos do Vaticano.

A grande tarefa do Monsenhor Salvatore Guastella foi fazer esse resgate documental, publicando no livro “Lui e noi per loro”  a maioria do processo elaborado na Diocese.

Mostraremos alguns aspectos tirados e outros mostrados diretametne dos originais do processo de beatificação. Hoje, já está sanado, mas ainda existem alguns clérigos e teólogos, mais antigos, que não estão devidamente atualizados.

Hoje, já existe, em tramitação ordinária no Vaticano, um processo de “Canonização” do beato Antônio de Categeró.

Vejas as páginas sobre esse assunto.

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web