4. Quando Categeró chegou a São Paulo?

Um enfoque da chegada de Categeró no Brasil

CATEGERO EM SP

O Côn. Noé Rodrigues afirma que em São Paulo, a devoção a Santo Antônio de Categeró data, de pelo menos de três séculos. Talvez ela remonte aos inícios do século XVII, isto é, a apenas cinqüenta anos depois da morte do bem-aventurado.
O que me faz pensar assim é uma nota de arquivo relativa ao pe. Nicolau Faranda, SJ, destinatário da citada cópia manuscrita do processo testemunhal diocesano de 1550, cópia que, a seu pedido, lhe foi enviada de Noto, em 1595.

A nota informativa diz que o pe. Faranda deseja ir para as Índias Ocidentais, entre os infiéis.
Ora, ele morreu em 1612, em Palermo, e não consta que nesse meio tempo tenha estado nas Índias Ocidentais (América). É provável que o começa o do culto ao “santo Negro” se deva a ele, que se teria interessado nesse sentido junto a seus confrades jesuítas italianos que foram para a Bahia (Brasil) como missionários.
Esta hipótese é plausível, uma vez que é do começo do século XVII a vida documentada escrita por Antônio Daça e publicada em Valladolid (Espanha) em 1611.

O sinal do renascimento veio do Brasil, em 08 de março de 1971, o médico Dr. Marco Finocchio, natural de Messina e residente de São Paulo, mandou-se a seguinte informação:  – Aqui em São Paulo existe uma igreja muito Antiga, da ordem Terceira de São Francisco de Assis, na qual é venerado Santo Antônio de Categeró.

Já era sabido que Categeró era venerado em São Paulo, como na Bahia, em Pernambuco, Minas e outros Estados. Por outro lado, a documentação mais difundida, diz que a primeira devoção ao beato Antônio de Categeró, como era costume da época para a fundação de devoções, apresentada por diversos autores, diz que o primeiro registro para Categeró, se deu em 1699, com a Irmandade de Santo Antônio de Categeró, da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Salvador na Bahia.

Também é sabido que a tramitação burocrática para a criação de uma Irmandade de escravos, naquela época,  dependia de despachos no Reino, em Portugal.  Além, também, de toda a construção social que implicava, localmente, com autoridades eclesiásticas e laicas, previamente. Deveu-se arrastar por anos.

Assim, tem de ser calculado, que os Jesuítas chegados ao Brasil, no início do século XVII, ocorreu por volta de 1610, mas que tenham levado quase 80 anos, muito tempo para estruturar a primeira devoção ao beato de Categeró. Sendo a chegada, era primeiro destino na Bahia, e se demorou tanto tempo por lá, poderia ter ocorrido início devocional, em outro Estado, em data anterior.

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web