SP/Taubaté – Igreja de Nossa Senhora dos Pretos de Taubaté e Categeró
Foi citado o Beato Antônio de Categeró, pelo jornal Contato, da cidade de Taubaté, (ano 12 – Ed 536 – 24Fev 02Mar 2013, pág. 11), na matéria “Boêmios da estiva… estivando nossas origens”. Há inclusive a citação, muito clara: Não é sem tradição que o dia de São Benedito, São João, a Folia de Reis, ou celebrações da “velha igreja de Santo Antônio de Catigeró” (grifo nosso) evocam explicações associadas ao batuque.
E continua: “Os tambores sempre estiveram presentes em nossas manifestações populares. E as festas negras de Taubaté desdobraram a vocação literária. Não foi, portanto, sem razão que Taubaté se colocou entre as poucas cidades que libertaram os escravos antes da Lei Áurea, no dia 4 de março de 1988.”
Vamos coletar mais dados e buscar informações na Igreja de Nossa Senhora dos Pretos de Taubaté, que deve ser o repositório dos aspectos devocionais dessa cultura. Até, porque a citação de uma velha igreja de Santo Antônio de Catigeró é de suma importância em nossa pesquisa.
Igreja de Nossa Senhora dos Pretos de Taubaté
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que no início era apenas uma capela, foi construída entre os anos 1700 e 1705 pela Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos.
Um século depois, o prédio precisou ser reedificado para evitar o desabamento. Para isso uma associação entre munícipes e Irmandade foi firmada em 1862. Somente 20 anos após o início das obras os trabalhos foram finalizados.
A capela passou a ser Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em 7 de janeiro de 1925, por determinação do bispo de Taubaté, Dom Epaminondas Nunes de Ávila e Silva.
Conhecida como Igreja do Rosário, ela já passou por algumas reformas, não alterando o padrão arquitetônico colonial paulista, marcado por linhas sóbrias e harmoniosas das construções sacras.
Para os estudiosos, a segunda paróquia criada em Taubaté é uma parada obrigatória para o conhecimento sobre a arquitetura sacra tradicional da região, sendo um belo exemplo do Barroco Paulista.
Atualmente a igreja está fechada para restauro. (Google 07/01/17)