PR/2003 – Religião e Identidade Étnica. Africanos, Crioulos e Irmandades na América Portuguesa

Autor: LUIZ GERALDO SILVA

CAHIERS DES AMÉRIQUES LATINES N° 44, rodapé que está citado, em todas as páginas do trabalho, bem como o local de depósito Internet, é na Universidade de Sorbonne em Paris.

RESUMO
Este artigo analisa a relação entre tráfico de escravos africanos e identidades étnicas existentes nas irmandades negras da América portuguesa. Compara os casos das irmandades negras das províncias de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro com o da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, da província de Pernambuco.

Portal; O trabalho tem muitas citações: a primeira, em que refere a Catagaró, que é um visível erro de digitação; a segunda, com três citações que denominam de Santo Antonio da Mouraria, que também é uma das identificações de Categeró; e a terceira com 10 citações sobre Santo Antonio do Recife. (Nos interessa buscar um aprofundamento entre o Santo Antonio da Mouraria e o de Recife, já que há uma imagem de Categeró no Convento, outra no museu e uma terceira que sabemos, na igreja de NS do Rosário dos Pretos, dessa cidade, Capital de Pernambuco/br).

Nosso arquivo de trabalho: 23. PDF

Local de onde obtivemos o trabalho: http://www.iheal.univ-paris3.fr/IMG/CAL/dossier5.pdf

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web