Beato Santo Antônio de Categeró na Bahia

Não há como separar, em qualquer abordagem, que a expressão da devoção ao Beato Santo Antônio de Categeró ocorre intensa no Estado da Bahia e, em sua Capital Salvador. Estamos falando do Categeró, incluso no roteiro turístico do Largo do Pelourinho na igreja de Nossa Senhora das Portas do Carmo, onde estão concentradas o maior número de imagens do beato.

Mas, o primeiro momento devocional deste Beato Santo ocorre antes do ano de 1699, quando foi estruturada uma devoção, em sua honra, na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, altar lateral da então ainda capela de São Pedro, na periferia da Capital baiana. Foi a Irmandade de Santo Antônio de Categeró, a primeira de um santo negro, nessa cidade.

Fica mais fácil, falar, descrever e datar, o Beato Santo Antônio de Categeró, por sua imagística. Temos o registro de cinco imagens (estátuas) deste beato, todas em Salvador, sendo três estátuas históricas e de vulto, como expressavam os cânones às estátuas de corpo inteiro. Destas, duas imagens com datação superior a três séculos. Sendo outras duas existentes, ambas, bem mais recente, por volta de uns 40 ou 50 anos, que servem para o serviço de benção aos fiéis nas missas e em atos processionais no Pelourinho.

Vamos especificar e detalhar a partir de fotos das cinco imagens:

  1. A imagem de Santo Antônio de Catagerona, a mais antiga e a mais usada em atos devocionais, em Salvador ao longo da história, se encontra desde dos primeiros anos dos anos setecentos na Igreja Matriz de São Pedro. É um santo de vestir que data do final do século XVI. Essa imagem pertenceu a Capela dos Terceiros Franciscanos onde serviu como imagem processional, por algum tempo, tendo sido descartada para a igreja de São Pedro. Ela esteve na capela dos Terceiros Franciscanos até 1700, garantidamente, onde foi visitada pela mesa da Irmandade de Santo Antônio de Catagerona da Igreja São Pedro.
  1. Esta segunda imagem de Santo Antônio de Catagerona com a mesma data e origem da imagem anterior. Ela está no retábulo em talha inteira policromada. Se encontra na Casa dos Santos, da antiga Capela da Venerável Ordem Terceira Franciscana, há mais de três séculos, com uma dupla identificação histórica: Santo Antônio de Cartagena ou Santo Antônio de Loires.  Em realidade, é o Santo Antônio de Catagerona. O livro da História Venerável Ordem 3ª da Penitência do Seráfico Pai São Francisco, da Congregação da Bahia, em grade constante da pág. 112, de autoria da historiadora Marieta Alves, no ano de 1948.
  • A terceira imagem é uma legítima imagem barroca, com 1,3 m de altura e está entronizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, de Salvador/BA.  Existe a Pia União de Santo Antônio de Categeró, um grupo devocional, que atua na Igreja da de Nossa Senhora das Portas do Carmo, apoiado pela Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora dos Homens Pretos, localizada na igreja citada, no Pelourinho – Salvador – Bahia.
  • A imagem, bastante singular, foi elaborada com estilo e intima semelhança à imagem de São Benedito da igreja e cidade espanhola de Valodollid, que pertenceu ao Convento de São Diego, dos Franciscanos Descalzos. Fato que será objeto de uma postagem em separado, mas disponível no acervo digital do Museu Nacional de Escultura da Espanha.

A quarta imagem deve medir entre 0,90 e 1,20 metro de altura. Deve ter sido elaborada por algum artista local, pois não tem visual de nenhuma linha comercial de estátuas do beato. Ela é usada para auxiliar em trabalhos nas missas e para uso processional, como é o caso da foto acima, no largo em frente à própria igreja. Sendo uma imagem única, como parece, agrega valor e deve ser buscada quem a produziu, onde ocorreu e quem foi o mecenas.  Esta imagem está no acervo e atua na Igreja da de Nossa Senhora das Portas do Carmo, apoiado pela Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora dos Homens Pretos, localizada na igreja citada, no Pelourinho – Salvador – Bahia. Onde também, atua a Pia União de Santo Antônio de Categeró, um grupo devocional. atua na Igrej

A quinta imagem é uma estátua comercial produzida e em catálogo da Indústria de Velas Bahia, da cidade de São Paulo, com 60 centímetros de altura. Ela é usada para auxiliar em trabalhos nas missas e para uso processional, como é o caso da foto acima, no largo em frente à própria igreja. Também, deve estar no acervo e atuar na Igreja da de Nossa Senhora das Portas do Carmo, apoiado pela Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora dos Homens Pretos, localizada na igreja citada, no Pelourinho – Salvador – Bahia. Onde também, atua a Pia União de Santo Antônio de Categeró, um grupo devocional.

Atividades mais recentes, bem como outras relações devocionais pertinentes serão tratadas em outra ocasião.

Error thrown

Undefined constant "template_url"