RS/2009 – Crónicas De La Afronegritud En América:La Autonomía Interpretativa De Los Afrodescendientes En Latradición Cristiana
Autor: Pedro Acosta Leyva
Título desta Tese: Crónicas De La Afronegritud En América:La Autonomía Interpretativa De Los Afrodescendientes En Latradición Cristiana
Unissinos/RS – 2009.
Tese de doutorado com 226 páginas, elaborada em língua espanhola. É a maior lista de referências bibliográficas, que encontramos, são as 19 páginas finais da tese listando autores de língua espanhola e portuguesa, além de estudiosos da Europa que referendam o assunto da pesquisa.
RESUMO (traduzido pelo Google)
Neste artigo o autor examina o legado da Africano teológica cristã e descendentes na América. No primeiro capítulo desenvolve uma síntese da origem do afronegros que remonta aos primórdios da humanidade, passando pela civilização egípcia, opiniões registros de viagem do ex-American Africano e interpreta as teorias que definem motivos da escravidão negra na América. Nos próximos dois capítulos, o autor traça uma cronograma de eventos, circunstâncias e discursos que a autonomia se manifestar Interpretação cristã de negros Africano na América.
Palavras-chave: África, negritude, cristianismo, afro-descendentes
NOTA DO PORTAL:
Há no trabalho do Dr. Pedro Acosta Leyva quatro citações sobre Santo Antônio, respectivamente nas páginas 114, 120, 124 e 146. Destas, a primeira e a terceira deveriam estar expressas como Santo Antônio de Categeró. Estão subentendidas por falar de um santo afrodescendente, com o nome de Santo Antonio. E, a segunda, cita Santo Antônio como toponímia antiga do bairro onde se situa a Igreja Nª Sª do Rosário dos Pretos, em Salvador, atualmente está denominada a localidade de Pelourinho. E é nesse Pelourinho, o palco da maior devoção a Categeró na Bahia. É onde se situa a Igreja Nª Sª do Rosário dos Pretos, cuja irmandade havia solicitado que a igreja recebesse a denominação (Patronato) de “Igreja de Santo Antônio de Categeró”, não acontecendo por decisão das autoridades eclesiásticas da época.
Assim sendo garantimos que o trabalho do Professor Pedro Acosta Leyva pode ser arrolado dentre os trabalhos acadêmicos que citam e contribuem para o estudo e pesquisa de Santo Antônio de Categeró. Inclusive nos reportamos ao autor solicitando seu auxílio em indicar a localização de originais de fontes para aprofundamento de nossos interesses.
Local de onde retiramos cópia da Tese: http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=130
Nossa Cópia acostaleyva disponível da Tese.
Sobre o autor: Nasceu em 03 de março de 1972, em Arquimedes (Rondônia)/Br, teólogo, professor de filosofia, história e sociologia. Mestre e Doutor pela Unissinos, na cidade de São Leopoldo/RS (Brasil). Com grande produção intelectual no seu campo que se expressa nas palavras-chaves, apresentadas no resumo desta Tese: África, a negritude, o cristianismo, e afro-descendentes.