SP/São Paulo -Igreja de Santa Edviges: Beato de Categeró existiu ou nunca existiu?
SP/SP – O Beato Antônio de Categeró nesta Igreja … existiu ou nunca existiu?
Nota do Portal (PESQUISA) – Estaomos coletando e buscando dados, para processar e melhorar a informação
Na página 71, do livro “Santo Antônio de Categeró -Sinal profético de empenho pelos pobres”, de autoria do Monsenhor Salvatore Guastella, religioso italiano especializado em biografias de santificações do Vale do Noto, na Sicília, Itália, consta que há um altar dedicado, nesta igreja de Santa Edwiges. Em havendo o altar, citado, seria coerente que houvesse uma imagem de Categeró. na igreja de Santa Edviges, na cidade de São Paulo, – SP.
Outra fonte que fala do surgimento da devoção de Santa Edviges em São Paulo é o livro com a História da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos da cidade de São Paulo, de autoria do Comendador Raul Joviano do Amaral, intitulado “Os Pretos do Rosário de São Paulo”. Nas páginas 55 e 56 está narrada a chegada da devoção de Santa Edviges, à igreja de Nossa Senhora do Rosário, por um grupo de senhoras da sociedade paulistas.
Essa referência é do ano de 1938 e foi amplamente divulgada no A Gazeta, de 4 de abril, com a benção e entronização da imagem, além de um translado processional solene, por ser a primeira “efígie”, diz o texto ao referir a primeira imagem da Santa exposta para devoção pública na cidade de São Paulo.
A igreja de Santa Edviges, existente na cidade São Paulo, se situa na Estrada das Lágrimas, 910 – bairro Sacomã e tem telefone: (11) 2274 2853. A data de fundação dessa igreja é posterior a data da devoção de Santa Edviges, na igreja do Rosário, em 1938. Em visita a igreja no bairro do Sacomã, em São Paulo, não houve qualquer confirmação de conexão, da devoção do Rosário, à Santa Edviges, com a fundação da igreja.
Assim, na igreja de Santa Edviges, no bairro Sacomã, em São Paulo, não há, parecendo também, nunca ter existido, qualquer resquício da devoção ao Beato Antônio de Categeró, que pode ter dividido,em alguma época, altar com a referida santa.