2010(set) – A devoção comparada entre as Regiões brasileiras/Poa-RS
Um primeiro balanço do Portal
O Portal elabora seu primeiro texto sobre as informações que está buscando, coletando e publicando. Quer também processá-las e pô-las à discussão dos internautas.
Neste primeiro “paper” busca estudar a forma de como a devoção a Santo Antônio de Categeró se acomoda no território brasileiro. É uma avaliação superficial com base no contato em que pesquisar o tangível, como aspecto devocional, pode ser ao mesmo tempo, em algumas circunstâncias um outro motivo, pois essa mesma circunstância, também pode ser catalogada como uma tarefa não devocional. É o caso, entre outros, de aparentemente enquadrarem-se as Monografias, Dissertações e Teses, como atividades acadêmicas. Mas, mesmo assim, fica difícil excluir a questão da devoção e, alegar uma curiosidade muito particular. Não haverá algum interesse sociológico, sem que se lhe haja alguma simpatia. Outras circunstâncias que serão trabalhadas, também, poderão serem tratadas por enfoque análogo.
A análise se circunscreve ao “Portal categero.org.br”, ou pelo menos, em tudo que já foi possível ser arrecadado por ele e para ele. Também devem ser consideradas as questões de cadastramento da primeira centena de fatos e documentos. Quando atingirmos a quantidade de duzentas informações, essa análise deverá sofrer uma crítica a luz da acumulação dos novos dados sobre Categeró.
Em sendo a primeira análise, alguns conceitos serão estabelecidos para facilitar que a busca e coleta de dados seja avaliada nos mesmos parâmetros e que, algumas variáveis, fiquem estruturadas às digressões futuras. Até porque, também poderá ser útil às pessoas que simpatizando com Categeró e, com a proposta de nosso Portal, desejarem fazer alguma contribuição no campo teórico.
São norteadores dessa classificação e categorização de nossa conceituação a “Linha do tempo” para a história total de Categeró, a sua Biografia, a“História da devoção” com suas segmentações temporais e a tipologia dos agentes circunstanciais básicos a serem usados na narrativa histórica.
O primeiro de todos os aspectos é o da “Linha do tempo”. Para isto, fixaremos como:
1º – Biografia de Categeró é a sua vida terrena, a sua morte, as manifestações de suas graças, até o andamento de seu processo de beatificação. Ou também, denominada de 1ª fase, da devoção a Categeró. O ponto de referência mais significativo de seu encerramento é o terremoto de 1693 que destruiu parte da cidade de Noto, na Itália e, a igreja onde se encontravam os restos mortais do Beato.
2º – A 2ª fase da história da devoção se considera o “surgimento da fé ultramarina”, ou seja como se transplantou de Noto, na Itália para Lisboa em Portugal e, de lá, para Salvador/BA, no Brasil. E ainda, na mesma linha de raciocínio como avançou para a República do Congo e a a costa da Etiópia. O ponto de referência mais significativo de seu encerramento é 1699 com instalação da Irmandade de Santo de Categeró em Salvador/BA, no Brasil.
3º – A 3ª fase da história da devoção se considera o “florescimento da fé no Brasil” e seu avanço pelo território brasileiro desde a região nordeste, onde se situa Salvador/BA. A expansão para Pernambuco e região norte, para a Região sudeste brasileira (Rio de Janeiro e São Paulo), até o extremo sul do país. O ponto de referência mais significativo de seu encerramento é 1987, quando o monsenhor Salvatore Guastella, consigna como o “Renascimento de Categeró, que veio do Brasil”.
4º – A 4ª fase da história da devoção se considera a universalização de Categeró que, teve e ainda deve ter, devotos e admiradores em três dos continente do Mundo. Europa, Américas e África. Na década de 90 existiam católicos que não conhecendo Categeró e, sendo ele venerado por outros critãos católicos não romanos, como os Católicos Apostólicos Brasileiros e os Católicos Apóstolicos Sirianos, infestavam a internet com meias verdades, levantando dúvidas sobre o Beato Antônio de Categeró. O Senhor foi justo e no final da primeira década, deste século, o problema se circunscreveu em algumas páginas impuras de um único portal.
Mas a tipologia dos agentes circunstanciais básicos a serem usados na narrativa histórica será essencialmente tudo que diga respeito a:
– Santo Antônio de Categeró; – Santo Antônio de Noto; – Santo Antônio Etíope; – Santo Antônio de Cartagena; – Santo Antônio de Cartagerona; – Santo Antônio de Cartigerona; – Santo Antônio de Catalagerona; – Santo Antônio de Calatagerona; – Santo Antônio de Catigeró; – Santo Antônio de Categiró.
Os outros agentes estão nas ações de manifestação da fé primeira como o “Altar da fé” cadastrando todos os locais em que exista uma imagem de Categeró, de alguma forma, disponível para a veneração; Como, também, a manifestação de fé nas poesias, hinos, opúsculos, livros, publicações diversas, nas músicas sacras e não sacras, telenovelas, as monografias, dissertações e Teses, tudo que produzido possa direta ou indiretamente dar visibilidade e aumentar a difusão e melhor entendimento do beato. Como manifestação de fé, também, são as pessoas cujos pais incluíram em seus nomes a designação gentílica do venerável Antônio. Todo aquele cujo nome sofreu uma corruptela linguística conseqüente de erro do registro como Categiró, Catigiró e Catigeró. E ainda, as instituições, ONGs e empresas que buscaram também, tais nomes, assim como os logradouros públicos (ruas, praças e avenidas), e dos atos mais sagrados da devoção como orações, novenas, procissões e festas religiosas.
Com estes pressupostos básicos ou analisando o atual estado da arte de nossa produção de informações sobre Santo Antônio de Categeró no Portal, elaboramos as seguintes considerações a de conclusão.
A devoção de Categeró tem maior densidade na região sudeste brasileira. Nela há devoção no sentido lato e há também trabalhos acadêmicos engajados. Na região nordeste, berço que deu origem a toda devoção nacional, nos parece ter uma devoção muito localizada na tradição no “Pelourinho”. No entanto quanto aos trabalhos acadêmicos, para haver maior quantidade e as iniciativas intelectuais e artísticas multifacetam todas as questões históricas e etnográficas com transversalidade ao próprio Categeró.
Assim, tomamos por base os locais cadastrados para devoção em nosso portal e temos: só um local da região norte e nenhuma da região centro-oeste. Já a região sul, onde categeró vai chegar, ao final dos anos 90, há evidências de um crescimento acentuado e baseado só na devoção.
Nosso estatística atual de “Altares da fé” é de:
zero na Região Centro-Oeste,
1 (um) na Região Norte,
5 (cinco)na Região Nordeste,
13 (treze) na Região Sudeste e
10 (dez)na Região Sul.