As 300 primeiras Postagens de categero.org.br
Análise do crescimento do portal em um ano set2010-2011
Em 2 de outubro do ano passado (2010) era postado o texto ” Um primeiro balanço do Portal”. Era a centésima postagem publicada entre páginas e posts do padrão wordpress. Naquele momento foi escrito e festejado como uma marca do portal. E assim o foi. Aquela postagem tentava analisar, com algumas digressões, as cem publicações inseridas em www.categero.org.br. Era abordado naquele texto nosso comprometimento com o futuro destas publicações virtuais. Menos de um ano após, nos propomos a fazer, não a releitura, nem a interpretação – o que até seria descabido mas, um reordenamento daquelas primeiras idéias e, da correlação, com os conceitos estabelecidos dentro da nova marca na quantificação de pesquisa e material postado.
Dentre as abordagens mais importantes, do que está centésima postagem, destacamos: 1) a configuração da linha do tempo que foi proposta ao estudo da história de vida e obra do Beato Antônio de Categeró e do desenvolvimento a sua devoção; 2) o critério em avaliar o portal, periodicamente ou quando atinge determinadas quantidades de postagens; 3) o esclarecimento da base conceitual que subsidia as ações devocionais e dose conhecimento nas postagens (Altares da Fé, Manifestações de Fé e outras); 4) também foi apresentado o tombamento das diversas denominações do Beato, no Brasil e em outros países; e 5) a conclusão, dimensionando a priori, as características e o crescimento da devoção com base na quantidade de oráculos e igrejas com imagem ou devoção estruturada ao Beato.
Vamos iniciar a avaliação na sequência inversa daquela citada no parágrafo anterior:
5) As regiões brasileiras mantiveram o mesmo posicionamento, tendo como única e grande alteração, o aumento de altares na região sudeste. Cabe ressaltar que não se pode falar ainda em crescimento da devoção pois, estamos na fase de cadastramento da existência. Mas sem sombra de dúvidas há de se ter bem claro a maior densidade de locais de devoção verificados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Assim, apesar do berço brasileiro religioso e de Catereró estar na região Nordeste, não está aí a grade devoção de Categeró. Considerável parcela da população baiana tem Categeró como um conceito de evento e não de religiosidade. Vamos as números do portal: Região Norte 1 (um); Região Nordeste 5 (cinco); Região Sudeste (26) aumentando 13 (treze); Região Sul 11 (onze) aumentando 1 (um); e a região Centro-Oeste ainda sem nada Não há de se contestar os números de altares que expressam a existência de devotos.
4) Foram encontradas mais três denominações de Categeró, por corruptelas lingüísticas, tanto do vocábulo do Categeró quanto do vocábulo Categerona, totalizando agora doze nomes que identificam nosso Beato. Os mesmos já foram alterados naquele documento, da centésima publicação, com o intuito de não prejudicar eventuais pesquisas. São: Santo Antônio de Categeró; – Santo Antônio de Noto; – Santo Antônio Etíope; – Santo Antônio Aethiopis; – Santo Antônio de Cartagena; – Santo Antônio de Cartagerona; – Santo Antônio de Cartigerona; – Santo Antônio de Cartegerona; – Santo Antônio de Catalagerona; – Santo Antônio de Calatagerona; – Santo Antônio de Catigeró; – Santo Antônio de Categiró.
3) Quanto as denominações usadas pelo portal para definir as páginas e postagens dos campos “de conhecimento e de fé” continuam sendo o grande objetivo de convivência comum de campos ditos inconciliáveis. Mas se como estão postos e sendo usados se são úteis ou não, as estatísticas de pesquisas é que vão definir a utilidade, continuidade ou alteração como conceito. O campo do conhecimento vai dos trabalhos acadêmicos às curiosidades com livros, charges, músicas, poesias, textos diversos e etc… Já as publicações de fé vão da anotação de igrejas e oráculos com o Beato Antônio de Categeró, estatuária, hinos e orações. Deve ocorrer porém uma maior e concreta implementação de ferramentas destinados às questões devocionais.
2) Se a primeira análise ocorreu quando havíamos postados 100 (em) documentos, o feeback vai ocorreu com um crescimento de 200 % na quantidade de documentos postados. Agregando os tags e as Midas, garantidamente, bem mais de mil. Mas nós é mais significativo, do que quantidade absoluta, a questão da qualificação da pesquisa, a obtenção de fontes, a capacidade de balancear os assuntos para não termos postagens longas, as quais mesmo que interessantes afugentam os navegadores. Esse aprendizado nos exige um trabalho artesanal, ainda baseado, em recursos humanos. Por isso, além das pessoas que dão suporte através da empresa hospedeira, só duas pessoas operando a pesquisa, busca, coleta, cadastramentos, contatos, redação, processamentos gráficos de figuras e fotos e a inserção propriamente dita.
1)Quanto a questão da linha do tempo estabelecida ela é ainda bastante lúcida, didática e única existente. Por isso mesmo, vale a pena ser mantida e difundida, para dar um norte a outros procedimentos de pesquisa e propiciar com que devotos ou pessoas interessadas, mais facilmente, se situem na vida do Beato. De forma sintética assim é a linha de tempo de Categeró:
1ª Fase – do nascimento até 1693;
2ª Fase – de 1693 até1700;
2ª Fase – de1700 até 1800
4ª Fase – de 1800 até 1987;
5ª Fase – de 1987 até os dias atuais.
Somos um blog religioso, de gestão doméstica, que se encontra com um ótimo volume de conteúdo e em acelerado crescimento. Mas estamos preocupados com a busca de novas formulações teconólicas e de designe que nos permita avansar de maneira mais forte ainda.
Este trabalho, em suas cinco questões aqui abordadas será processado graficamente publicado em postagem por respectivo assunto.
Texto do Post
Completamos nesta semana (25 de agosto de 2011) marca na publicação de 300 documentos padrão WordPress, sendo 100 posts e 200 páginas. Na data de 2 de outubro do ano passado havíamos completado a centésima publicação. Portanto em onze meses crescemos duzentos por cento (200%). Por isso, voltamos a analisar dentro da quantidade postada aspectos que naquela ocasião foram abordados. Nosso texto da centésima publicação está postado na sessão de Textos do Portal sob o título: A devoção comparada entre as regiões brasileiras.
A primeira análise daquele texto trata do que podemos definir como mapa da fé, por região do Brasil.
As regiões brasileiras Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul mantiveram seus quantitativos de igrejas e oratórios com o Beato Antônio de Categeró, que expressaram naquela época, e ao que denominamos “Altares da Fé”. Porém, este conceito de “Altares da Fé” na região Sudeste, o número de igrejas e oratórios do beato foram duplicados, passando de 13 para 26. Isso corrobora nossa posição, já naquela época, que a fé mais pungente e profícua ao beato Antônio de Categeró, está centrada no triângulo Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Outro aspecto da análise é diversidade na nomenclatura do beato. A essa acrescentamos mais três. E o fizemos, atualizando, lá naquele texto, totalizando agora 12 denominações que repetimos: Santo Antônio de Categeró; – Santo Antônio de Noto; – Santo Antônio Etíope; – Santo Antônio Aethiopis; – Santo Antônio de Cartagena; – Santo Antônio de Cartagerona; – Santo Antônio de Cartigerona; – Santo Antônio de Cartegerona; – Santo Antônio de Catalagerona; – Santo Antônio de Calatagerona; – Santo Antônio de Catigeró; – Santo Antônio de Categiró.
Pretendemos manter essa avaliação quantitativa mas estamos estudando detidamente a funcionalidade dos conceitos aplicados ao portal como administração da informação e o incremento de ações devocionais mais identificadoras da fé. Mas este aspecto quanto a Linha do Tempo da história de nosso devoto que recebeu uma revisão para que nos atenhamos mais na década do terremoto de Noto na Itália em 1693, avaliando aí o período que os jesuítas resgatam o Beato Antônio de Categeró e o levam para Portugal, África portuguesa e Brasil.
Nossa avaliação sobre o crescimento do portal e nossa tricentésima postagem constitui agora o texto “300 postagens em www.categero.org.br“.