RJ/Rio de Janeiro – Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge
Duas fé em uma só Igreja: São Gonçalo Garcia e São Jorge
Há uma imagem do beato Antônio de Categeró na igreja de São Gonçalo Garcia e de São Jorge. A Venerável Confraria dos Gloriosos Mártires São Gonçalo Garcia e São Jorge promovem uma religiosidade popular comum e reúnem, no dia de São Jorge (23 de abril), milhares de devotos fazem homenagens aos dois padroeiros.
Bartolomeu Tito Figueirôa de Medeiros narra em seu trabalho acadêmico “São Jorge do Rio: O culto, os significados, as representações”, na Página 78 “O lado esquerdo e os fundos do templo da Alfândega se limitam com lojas e escritórios. Trata-se de uma igreja relativamente pequena, com uma capela anexa. Na frente, entra-se nela por uma porta e para a capela, por outra, que antes dá acesso a uma lojinha de artigos religiosos, sempre em funcionamento, onde se vendem livrinhos devocionais sobre São Jorge, Santo Expedito, São Sebastião e outros. Também aí se encontram santinhos com orações a estes Santos, a São Gonçalo Garcia, Santo Antônio do Categeró. Há fitas, pequenos quadros, terços, imagens de tamanhos diversos, e velas: brancas e vermelhas sobretudo, mas também azuis, amarelas, róseas, marrons, verdes e lilazes: todas, cores da Umbanda, o que remete para o sincretismo presente nesta devoção, na de S. Sebastião, e de outros santos do Catolicismo.
A esquerda, antes do altar principal, abaixo da caixa de som e do ventilador, está a imagem de Categeró, em um pedestal. A estátua está envolta com algumas fitas vermelhas, um padrão da devoção a ele, nessa comunidade.