2ª Notícia sobre a canonização de Categeró, que vem da Itália
Antônio de Categeró (Brasil), de Noto (Portugal) e Etíope (Itália)
Foi noticiada na internet, através da igreja Santa Maria de Jesus (Chiesa di Santa Maria di Gesù), da cidade de Noto, na Itália, a tramitação na Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, de um processo para a Canonização do Beato Antônio Etíope, nome pelo qual o beato Antônio de Categeró (do Brasil) é conhecido na Itália. E esta mesma notícia, para os portugueses, diz respeito a Santo Antônio de Noto, como nosso Categeró é conhecido naquele extremo ibérico.
Retiramos essa informação, da página do Portal (aqui o link direto). Você pode ler no PDF que abre automático ou, cancelá-lo e ver no original em HTML como a foto colorida da igreja. É uma postagem de turismo da cidade da Provînca de Siracursa, com dicas turísticas cujo nome é “Itinerari turistici in Provincia di Siracusa”. Nesse local, pode ser pesquisado, abrindo pelo início do site, a cidade de Noto e, nela, buscando o Centro Histórico Netino, pesquisando seu principal monumento barroco. Então chegamos à página da igreja Santa Maria de Jesus. Esta “Chiesa”, de Noto, é popularmente conhecida como “a igreja de Jesus”.
Ao final do último parágrafo constante nesta postagem encontramos a grata notícia de há muito aguardada pelos devotos brasileiros do beato. Lembramos que nessa igreja, (Santa Maria di Gesù) junto ao altar, há o lugar onde estão guardados e expostos, num mausoléu, os restos mortais do beato Antônio de Categeró (Brasil), de Noto (Portugal) ou Etíope(Itália).
Estamos buscando contato com a Diocese Netina, com vistas a saber quem foi o devoto ou clérigo proponente do processo de canonização. Nosso interesse é a expectativa de tempo de andamento do feito até sua conclusão, com a provável época em que possa Categeró ser tratado formalmente como “santo” e poder ser indicado como patrono de igrejas.