RJ/Vassouras e o Beato Antônio de Categeró histórico, nesta cidade carioca
Postagens de Categeró em Vassouras/RJ ao final desta página
Em 1847, a cidade de Vassouras, na região de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro encontramos alguns
vestígios históricos de uma forte e diferenciada devoção ao Beato Antônio de Categeró. Do ponto de vista histórico não é um evento muito antigo, pois ainda não faz 170 anos dos fatos.
Uma consideração importante sobre a formação da cidade de Vassouras e de seu momento histórico com o Beato Antônio de Categeró:
A área do vale do Paraíba, na sua parte do município de Vassouras, era parte do caminho novo, um dos caminhos por onde era feito o transporte de dos minérios vindos das Minas Gerais. Mas, desde o início da década de 1820, com a iniciação da plantação de café em Vassouras, a mão de obra utilizada era a escrava. Ela foi uma das principais bases para o apogeu da cidade de Vassouras pelo café. Entretanto desde 1831, com a Lei Feijó, nome dado devido a Diego Antônio Feijó ministro da Justiça da época, era considerado ilegal o tráfico de escravos.
Em 1847 a cidade foi palco de um projeto insurrecional, bastante sofisticado, todo planejado, e quase executado por escravos denominado Tates-Corongos, sobre o qual descreveremos em uma postagem. Mas, se a devoção permeava escravos islamizados e católicos, ambos com algum tipo de mecanismo, que em sua fé, atuava com algo permissivo que fazia algum tipo de sincretização, nas duas formas de fé. E a esse caldo cultural/religioso, que dava a sustentação à sedição, Santo Antônio de Categeró, que não consta ter sito, objeto de sincretização pelos escravos, era como o protetor comum ou patrono de fé.
O pesquisador que trouxe a lume esta experiência foi o antropólogo, professor Rogério de Oliveira Ribas, faleceu há três anos. Ele pesquisava pela Universidade Federal Fluminense e deixou um discípulo que haveremos de contatar. Por isso ainda não temos como informar dentro da cidade ou município de Vassouras, onde ocorreu essa sedição, que carece de motivação aos quadros pesquisa. Mas também, acreditamos que a Universidade Severino Sombra da cidade de Vassouras, possa abarcar, no seio acadêmico, às pesquisas e pós-graduações, principalmente, da história, abarcar a questão Tates-Corongos, e talvez até, o Beato Antônio de Categeró.
.
Postagens de Categeró em Vassouras/RJ
- O beato Antônio de Categeró e o Tates-Corongos no Brasil Imperial
- Algumas divagações sobre o Tates -Corongos
- Qual a possiblidade de uma sucessão na pesquisa de Tates-Corongos?
.