A estrutura de conteúdo do catálogo
Benedito das Flores e Antonio do Categeró
Livro do Museu Afro Brasil
Ir para o conjunto das análises
Para quem não teve a oportunidade de visitar a exposição, o catálogo deixa uma clara percepção, de que estamos adentrando ao circuito de exposição das imagens, como estavam dispostas no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, ao final do ano de 2011. Assim, o conceito daquela exposição pode ser buscado no catálogo, a partir de seu sumário, adentrando pelas páginas da obra. O catálogo contém 144 páginas. Capa e contracapa, bem como seu interior, com alegres efeitos rendados e sombreados na ilustração, que torna agradável a leitura. O texto também, pertinente, pela estrutura aplicada pelo planejador.
– Apresentação por Andréa Matarazzo, secretária de cultura de São Paulo – texto na página 7 (três pequenos parágrafos);
– São Benedito: Fé e Cultura, por José Roberto Marcelino Santos – texto na página 9 (uma página, nove parágrafos); José Roberto Marcelino dos santos, do Banco Safra
– Benedito e Antonio, por Emanoel Araújo – texto nas página 11 e 12 (duas laudas);
– São Benedito, por Monique Augras – texto de página 15 à 19 (três laudas e meia)
– Santo Antonio de Categeró, por Monique Augras – texto de página 57 à 59 (três laudas);
– Santos Negros – Que é um Santo? por Oswaldo de Camargo – texto de página 121 à 128 (seis laudas).
– Ao avaliar a estrutura, toda acima expressa, encontramos uma embalagem muito de acordo, em seu geral. E quanto às imagens utilizadas, elas são expressivas e foram devidamente processadas, digitalmente. Estas imagens podem ser encontradas no catálogo, como se estivessem decorrer da mostra . Ressalve-se a questão de identificação de, a cada qual dos homenageados pertencerem as imagens.
Esse é o aspecto crucial que perpassa toda a obra, que é a da devida identificação das imagens. Exceção feita para três quadros de São Benedito (págs. 8, 10, 18, 56 e 122). Assim a identificação dos dois homenageados (razão da obra) se inicia nas capas. Quais são imagens de São Benedito e quais são as imagens do Beato Antônio de Categeró?
O autor do catálogo pode dizer que a informação está subentendida nos títulos dos respectivos capítulos.
Mas, isso é uma dedução. E deduções são suscetíveis de erro. Dentro dessa lógica, que não foi expressa pelo autor, onde estive por duas vezes para entrevistá-lo, teríamos uma escultura do Beato Antônio de Categeró, na capa e de São Benedito, na contra-capa. E por consequência as quantificações que serão decorrentes, com um ilógico resultado.
Mas estes aspectos, além de outros acerca dos textos que acompanham as esculturas, em nada podem trazer qualquer desmerecimento ao hercúleo trabalho de reunir 170 esculturas de museus e de colecionadores particulares, de duas devoções católicas importantes.
Nosso mais profundo reconhecimento ao trabalho do professor Emanoel Araújo por sua iniciativa e esmerada produção. A exposição foi o momento sublime e de apoteose de conseguir um feito na reunião das esculturas; o catálogo, sua eternidade. Parabéns.
Error thrown
Undefined constant "template_url"