Sem Categeró na São Francisco em Poa

Imagem de Categeró retirado de Igreja São Francisco em Porto Alegre

sem categero 1

Ao início do último semestre deste ano de 2011 o Beato Antônio de Categeró perdeu  um espaço de devoção que já existia há alguns anos. O pároco da Igreja São  Francisco de Assis, de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, frei Orestes A.  Serra , que assumiu recentemente aquela paróquia, fez um remanejo nas imagens de  Beatos e Santos, que devotos colocavam na igreja (altares improvisados na parte  trazeira da nave, junto à entrada, à esquerda) com suas preferências de devoção.

Este era o caso da que lá existia do Beato Antônio de Categeró  desde de antes de 2007, portanto há mais de quatro anos. Era uma imagem pequena de Categeró, segundo foi apurado na época, teria sido lá posta por uma devota que estivera hospedada em uma casa de idosos vinculada à paróquia. Não tendo sido possível obter a identificação do nome dela.

No dia 7ago2011, aproximadamente às 17 hs,  foi constatado que na paróquia, não mais estava a imagem de Categeró.  Ao procurar saber o porque desta retirada de exposição houve a informação,  através de a uma das colaboradoras da igreja, que estava à porta de entrada da igreja, que o pároco havia retirado e feito uma doação da mesma. Por este motivo foi solicitado ao frei Orestes, informar o destino dado ao objeto da devoçãoo ao Beato e o motivo da retirada.

Gentilmente, em 11 de agosto de 2011, o Frei Orestes, através de email, informou: “Em janeiro de 2011 quando assumi como Pároco da Paroquia São Francisco de Assis, me deparei com cerca de doze imagens de Santos espalhados pela Igreja. O que acontecia é que cada pessoa trazia seu santo ou santa de devoção pessoal e criava um espaço na Igreja. O que fizemos, após conversarmos com a coordenação Pastoral da Paróquia: decidimos que as Imagens nos altares do fundo da Igreja serão unicamente para a Imagem de Nossa Senhora e Santa Clara e que ao alto, no Centro em destaque, fica  o Padroeiro da Comunidade: São Francisco  Assis. Quanto às imagens ali existentes  algumas foram  doadas para outras comunidades, outras de que identificamos os doadores as devolvemos. Mas quanto ao Categeró. Não sei se é de seu conhecimento, na Igreja São Carlos que fica na av. Bento Gonçalves próximo ao terminal da Antonio de Carvalho há o cultivo da devoção do Beato.”

(infelizmente não nos foi informado, objetivamente, o destino da imagem – Ass. o portal)

Assim, nos resta lamentar e retirar a igreja São Francisco da relação de igrejas que tinham exposta a imagem do Beato Antônio de Categeró.  No entanto, não podemos deixar de relatar o fato e publicá-lo, haja vista  o fato de que devotos e pesquisadores já haviam acessado o portal e encontrada a primeira informação (existência da imagem).

Trabalhamos com o objetivo de cultivar o exemplo de vida deixado por Categeró,  professar com fé nosso devotamento e,  manter atualizadas, todas as informações sobre o desenvolvimento dessa devoção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima