As duas mais antigas imagens do Beato Antônio de Categerós na Bahia


As imagens de Categeró, na Matriz de São Pedro e, na Igreja  do Rosário dos Pretos , no Pelourinho, ambos,  em Salvador

 

Há uma imagem do Beato Antônio de Categeró, na Igreja da Matriz de São Pedro (Praça da Piedade), na cidade de Salvador  – BA.  Salvador é a primeira capital luso-brasileira – o início do período colonial. O começo da história baiana é, também, o começo da história católico/brasileira. Mas, também há uma imagem do Beato Antônio de Categeró, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho.  Duas obras do barroco baiano brasileiro. O primeiro um santo de vestir e o segundo, o mais barroco de todos os categerós existentes, no Brasil.

O Categeró – santo de vestir é uma imagem linda e imponente – um Santo de Vestir, em tamanho natural, com 368 anos de idade. Imagem típica e usual, nos andores das Procissões de Cinzas, das Ordens Terceiras Franciscanas, nos séculos XVI a XIX, com registros da presença do Beato, nessas procissões, tanto no Brasil, quanto em Portugal. Existe uma antiga e concreta devoção, desenvolvida o ano todo, nessa Matriz e, com festas em 14 de março, data da morte do Beato.

Igreja Matriz de São Pedro
Endereço: Praça da Piedade, 11 – Dois de Julho, Salvador – BA
CEP 40060-300 e telefone: (71) 3329-3280
Clike aqui, no Googlemaps, para vê-la

Site da igreja Matriz de São Pedro:
http://www.paroquiadesaopedro.org/index_arquivos/Page991.htm 
 onde há a informação da história da igreja, dos santos na igreja e sobre os dias e horários das missas.

URL curta: http://categero.org.br/?p=12819

Publicado por em nov 5 2017. Arquivado em - Adm. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web