O queimador de velas e a caixa envidraçada de Nª Sª Desatadora de Nós

Na Igreja São Francisco Penitente em Florianópolis/SC 

Link –  Datas de Categeró – Nota do Portal
Link –  Perfil, Linha do Tempo e Vaticano – Nota do Portal

Na rua Marechal Teodoro esquina com Rua Ten Silveira, em Florianópolis, Capital de Santa Catariana, está situada a igreja de São Francisco Penitente, da Ordem Terceira de Florianópolis. À entrada do páteo à igreja, no seu lado esquerdo, bem junto ao corredor, dessa entrada, encontra-se o queimador de velas. Antes dele, como painel, em um urna retangular  envidraçada, está uma uma imagem de Nossa Senhora da Desatadora de Nós, com em torno de 1,3m de altura, secundada por dois anjos, desproporcionalmente menores que a imagem de Nª. Sª. Não há qualquer indicação de autoria, da forma de aquisição ou de qualquer data da chegada, da imagem à igreja. Essa colocação, na entrada do templo, bem próximo à calçada, porém em uma altura em torno de 1,70 metros do chão, é estratégica.

Esse conjunto que forma a imagem de Nossa Senhora envidraçada e o queimador de velas com pouco mais de um metro, é uma singularização deste templo na cidade. O local de uma grande afluência de público flutuante, mas também, de pessoas que demonstram intimidade com o espaço e desenvoltura suficiente de fazerem ali um habitué.

Os que param em razão da imagem são poucos. Mas, se param … é clara a reverência por alguns momentos, seja a reverência em si, seja a surpresa de quem tem o primeiro encontro. 

A grande maioria, ao dobrar da rua, para entrada no templo, sobe uma escadinha de poucos degraus, na direção da entrada principal da igreja. Mas, se dobrar para a direita, poderá adquirir as pequenas velas, (tipo pequenas lamparinas) de 5cm de diâmetro, para retornarem ao corredor de entrada do páteo e ficaram no caminho dos que entram enquanto oram sua intenção acendendo a vela. Apesar da incomodidade, não se nota qualquer descontentamento,  para os que acendem velas ou oram, em relação aos que chegam e vice verso. Há uma notória harmonia no ambiente.

Talvez, o destaque negativo, fique por conta de que ali parece um canteiro de obras, ainda com os tapumes, de espaços não tão bem definidos e, mesmo que se esmerem para uma plena limpeza, dificilmente, será conseguida atingir essa intensão.  

Link –  Datas de Categeró – Nota do Portal
Link –  Perfil, Linha do Tempo e Vaticano – Nota do Portal

URL curta: http://categero.org.br/?p=12517

Publicado por em jun 21 2017. Arquivado em - Adm. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web