Um Categeró com mais de 300 anos, na igreja Matriz de São Pedro, em Salvador/BA

Esta postagem era a nossa página de apresentação da Matriz, elaborada no ano de 2001


A imagem de Categeró, a  2ª  mais antiga do Brasil

Há uma imagem de Categeró, Igreja da antiga Matriz de São Pedro (Praça da Peidade), na cidade de Salvador (Pelourinho), – BA. Salvador é capital luso-brasileira do primeiro período colonial e o pelourinho é a preservação do começo da história baiana.

O Altar-mor é composto por três nichos onde estão a imagens de São Pedro, o padroeiro, ao centro (em madeira, séc. XVIII), de Nossa Senhora da Conceição, ao lado esquerdo, (em madeira), de São José (em gesso), ao lado direito do altar, com o sacrário de prata lavrada (séc. XVIII) ao centro e abaixo da imagem de São Pedro. Ao lado esquerdo do altar-mor está a imagem de Santo Antônio de Categeró (em madeira, séc. XVIII), no lado oposto, em frente, a imagem de Santo Antônio de Pádua (em gesso). Nas seis capelas laterais estão, à direita de quem entra, no primeiro altar, a imagem de Nossa Senhora das Candeias (em madeira); no segundo, as imagens de São Paulo (em gesso), de São João de Deus (em madeira) e a de Santa Mônica (em madeira); no terceiro estão a imagem do Senhor Bom Jesus da Paciência (em madeira, séc. XIX), encimado uma pequena gruta com as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete (em gesso). No lado esquerdo de quem entra, no primeiro altar, está a imagem de Nossa Senhora das Dores (em madeira, de roca); no segundo, as imagens do Sagrado Coração de Jesus (em gesso) e de Santa Margarida Maria (em madeira); no terceiro, a imagem de Nossa Senhora da Piedade (em madeira) e ainda em um terceiro altar de madeira a imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus (em gesso, vinda de Lisieux, doada à igreja pela família de Isabel Loureiro Maior em 15/12/1992) Matriz de São Pedro, na Praça da Piedade.

A imagem de Santo Antônio de Categeró, supra referida, na igreja Matriz de São Pedro, em Salvador na Bahia, deve ser uma das duas mais antigas do Brasil. Classifica-se como um Santo de Vestir, a qual segundo Nancy Regina Mathias Rabelo, se constitui de duas mãos, com ou sem antebraço, de dois pés” e a cabeça, em um produto tipo de material tipo porcelana. Houve a correção do tipo de imagem de “Roca”, como inicialmente postamos, para de Santo de Vestir,  por orientação do historiador dessa paróquia (Matriz) Getúlio Machado. 

Acreditamos que se  existir, alguma estátua (imagem de Categeró) mais antiga que esta, a da igreja Matriz de São Pedro, de Salvador, pode ser a da igreja de N.S. do Rosário dos Pretos, do Pelourinho,  também de Salvador.

Igreja Matriz de São Pedro – Fone: (71) 3329 3280

Linck da igreja Matriz de São Pedro: http://www.paroquiadesaopedro.org/index_arquivos/Page991.htm

O link é o Portal onde há a informação toda a história da igreja, os santos da igreja e sobre os dias e horários de missa.

URL curta: http://categero.org.br/?p=12682

Publicado por em out 16 2017. Arquivado em - Adm. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web