Imagens do Beato de Categeró no Museu Afro Brasil
Benedito das Flores e Antonio do Categeró
Livro do Museu Afro Brasil
São inúmeras imagens importantes
O Museu Afro Brasil, está situado no Parque Ibirapuera em São Paulo, tendo como objeto destacar a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a Memória, História e a Arte Brasileira e a Afro Brasileira.
(Escultores)
MUSEU AFRO BRASIL fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, no Parque Ibirapuera – portão 10, em São Paulo/SP, CEP 04094 050, fone (11) 3320 8900.
” Benedito das Flores e Antonio do Categeró”, é um catálogo produzido pelo Governo de São Paulo (Secretaria de Cultura) sob a coordenação do curador da exposição, com mesmo nome, da exposição que ocorreu no Museu de Arte Sacra, em 2012. O coordenador da exposição e da produção do catálogo é Emanoel Araújo, o diretor presidente do Museu Afro Brasil.
A partir deste catálogo foi possível o portal cadastrar, para instruir estudos, as imagens do Beato Antônio de Categeró existentes com colecionadores particulares e com os museus de São Paulo. Imagens que não pertencem ao acervo religioso das igrejas de São Paulo.
Em minha visita ao Museu Afro Brasil, em 15 de março de 2014, pude verificar expostos, acho que bem mais de uma dúzia de imagens do Beato Antônio de Categeró e de São Benedito, devidamente identificadas. Devido a norma, de não permitir fotografias, não foram feitas fotografias e não pode se fazer comprovação do que digo. Mas uma imagem grande do Beato de Categeró, com um crucifixo, em meia cana de galho, em cor verde, simulando galho natural, com a imagem bastante alta, chamou a atenção. Estavam expostas muitas imagens e eram devidamente identificadas como São Benedito ou Santo Antonio de Categeró, bem como mais umas três ou quatro imagens de porte, que não citavam pertencer a algum acervo de colecionador particular, ali cedida.
No entanto, no catálogo publicado, sobre a exposição ” Benedito das Flores e Antonio do Categeró”, só foi possível localizar três imagens. Duas de São Benedito e uma de Categeró – esta, aquela muito linda que referi acima. Talvez em razão da própria exposição tenham ocorrido empréstimos, doações ou ocorrido aquisições, das obras expostas. Até porque já estavam preparando as exposições pelo interior paulista.
As obras no catálogo identificadas como de São Benedito constam das páginas 15 e 55, respectivamente, com as descrições técnicas de: Século XVII, Madeira pintada, 68x24x22cm; Século XVIII, Madeira policromada e dourada prata, 94x30x32, nas duas expressso, Acervo Afro Brasil; e a obra citada com Santo Antônio de Categeró consta nas páginas 70 e 71, com duas fotos, da mesma imagem: Século XIX, Madeira pintada, 80x30x31cm; Acervo Afro Brasil.
Assim, dentro do conceito do nosso portal de Categeró, o Museu Afro Brasil, mesmo como uma instituição laica, voltada à defesa dos conceitos da negritude, também, o é equivalente a um oratório sem intensão à devoção do Beato Antônio de Categeró.
Error thrown
Undefined constant "template_url"