As procissões em honra ao Beato Antônio de Categeró no Rio de Janeiro
No dia 14 de março do ano de 1999 a então igreja de Santo Antônio de Categeró, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, era cenário de uma procissão, dentre outras que ocorreram em anos anteriores ou subseqüentes.
O bairro da Penha estava em festa, nesse domingo (14-03-99), como bem anuncia a faixa que dava publicidade prévia ao evento e onde se pode ler toda a descrição da festa religiosa. A foto é bem clara e mostra a faixa pendurada próxima à igreja, hoje Santo Expedito, então Santo Antônio de Categeró, numa das principais ruas daquele bairro carioca.
A foto está na página 224 do livro “Lui e noi per loro” publicado, em 2000, pelo Monsenhor Salvatore Guastella, na cidade de Noto, na Itália, com patrocínio da Cúria daquela cidade. São duas fotos a cores e ocupam, juntas, a página 224 inteira do livro. Têm como legenda: “ Due momenti della devota processione com La sttua del B. Antonio S. Antonio de Categerò, guidata da Padre Geraldo. Rio de Janeiro, domenica 14 mazo 1999.” Da tradução desta legenda sobressai tratarem as fotos de dois momentos da procissão, bem como da presença do Padre Geraldo, responsável pelo culto. Inclusive, na foto inferior da página, se vislumbra dois andores de Categeró, sendo que, abaixo daquele que está mais distante, bem abaixo daquele Categeró está o Pe. Geraldo, reconhecível por seus óculos e barba. Aquela igreja é um templo católico siriano.
Também é destacável na foto que a imagem de Categeró maior trata-se da mesma que postamos em foto com o falecido Collid Filho, em um programa de rádio, dessa mesma época, e a qual julgávamos perdida, ou pelo menos estamos postando uma imagem idêntica e sobre a qual vamos pesquisar.
Um detalhe pessoal que gostaríamos de enfocar está na foto inferior da página na qual está visível, ao longe, a torre da então igreja de Categeró e, bem acima, à direita, sobre o canto direito do prédio, a igreja da Penha. Era um linda visão, a modesta capela de Categeró, como muitos chamavam, e a suntuosa igreja de Nossa Senhora da Penha.