5ª Edição de 2009, sob um olhar crítico, à expansão da devoção do beato
Adquiri um exemplar da chamada 5ª edição do livro de autoria do Monsenhor Salvatore Guastella (já falecido), com o título Santo Antônio de Categeró – Sinal profético de empenho pelos pobres, da Editora Paulus. Até então, todo meu trabalho, tratou de referir que sobre essa obra houvera quatro edições.
Solicitamos há anos informações à referida editora, mas entendo que eles, não quiseram se expor em informar qual a tiragem das “chamadas” edições deste livro. Eles têm demandado conforme encomendas sendo um item não expressivo de seu catálogo. No entanto, o gaúcho Tilton Martins dos Santos quando fez um movimento de expansão da devoção, no extremo sul do Brasil, adquiriu em uma só vez 200 exemplares, de uma edição que buscarei saber, mas foram impressos especificamente, para a encomenda dele, pois estava esgotada a edição.
Na solicitação de informação que busquei há anos era justamente, na tentativa de entender qual é o total desse livro e as quantidades por datas que foram colocadas no mercado, com um dos fatores de medição à expansão da devoção do Beato em solo brasileiro.
Talvez até, já exista uma 6ª edição e, não estejamos a par. Nunca encontrei rastros de ter
sido noticiado pela editora o lançamento de edições dessa obra. Esse é um dado importante para nossa pesquisa. Assim, como sem de qualquer forma, ser deselegante ou que possa ser interpretado como de desqualificação do trabalho editorial, referir que tecnicamente, não existem reedições dessa obra. A Editora Paulus tem feito reimpressões, ou seja, apenas denomina nesta última reimpressão, na página 2, está impresso 5ª edição, no entanto, a página seguinte está numerada de página 5, e a partir dela, é continuada a obra idêntica à primeira edição.
Nas 3ª e 2ª edição, ainda fora mantido a página de rosto do livro, da obra original. Nesta há este aproveitamento, não devidamente adequado. Outra, verificação desta mesma situação de tratamento (ou descaso) editorial está na Capa que é a mesma desde a primeira ou única edição deste livro, em 1998, onde nunca constou referência quanto de que edição se tratava. E esse é um custo para os editores, mas também, um importante item de marketing, para quem trabalha a promoção da obra. Pois, qualquer pessoa, mesmo que não seja experiente consumidor de livros, entende a importância de uma obra que está em sua 5ª edição, tratamento que não tem sido dada, às sucessiva reedições dessa obra pelos editores.
As críticas visam o estudo de como a devoção ao beato tem sido tratada por todos, assim é importante, tratar de aspectos comerciais importantes e definidores, que não mostram prejuízo ao longo desse tempo, mas que não receberam a respectiva valoração como produto que tem seu mercado. Isso implica em alterar, nos registros da pesquisa, tudo que antes estava referido como quatro edições ou, a totalização de obras sobre o Categeró e, classificar a Editora Paulus, como um dos importantes fatores de difusão da devoção do Beato Antônio de Categeró, no Brasil e no mundo.
Error thrown
Undefined constant "template_url"