Opúsculos devocionais que aconteceram sobre o Beato de Categeró no Brasil
Apenas dois (2) opúsculos, ou livretos devocionais, foram editados, nestes quase cinquenta anos, que decorrem desde a edição do livro “Santo Antônio de Categeró – Sinal profético de empenho pelos pobres, pela editora Paulus.
O primeiro opúsculo devocional, elaborado com novena de Santo Antônio de Categeró, foi pela igreja de Santo Antônio de Categeró, então existente, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, hoje, igreja de São Expedito, com alguns clérigos daquela época..
Esse opúsculo devocional foi elaborado cinco (5) anos após a edição da “História do bem aventurado Antônio de Categeró”, de autoria de Manoel Vitor e igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em São Paulo Capital, no ano 1968. E a novena usada foi a produzido na data de 5 de maio de 1961 e está assinada pelo então Vigário Geral e Bispo Auxiliar de São Paulo, Paulo Rolim Loureiro.
No entanto, foi considerada pela Diocese do Rio de Janeiro, por dizer que era uma novena com aprovação Eclesiástica, que não fez a devida prova a igreja Católica Brasileira, responsável pela publicação, que até ensejou o encerramento das atividades da igreja que adotara como Padroeiro o Beato Antônio de Categeró
O segundo opúsculo devocional elaborado, com novena de Santo Antônio de Categeró, foi pela Editora Paulus, no ano de 2009, de autoria do Pe. Antonio Lucio Da Silva Lima, autor de um grande número de novenas de diversos santos. Essa publicação se dá no contexto da obra de Monsenhor Salvatore Guastella, do livro com o título, Santo Antônio de Categeró – Sinal profético de empenho pelos pobres, pela editora Paulus, como fonte da informação.
Em que diferem os opúsculos ou suas novenas
O segundo opúsculo da (ICAR) Igreja Católica Apostólica Romana é um trabalho técnico elaborado por um religioso que é autor de uma série de novenas de diversos santos, todas editados pela editora Paulus. Até, se pode afirmar que se trata de um trabalho profissional. O Pe. António Lucio da Silva Lima é um especialista em orações santeiras.
O primeiro opúsculo, apesar de ser um documento da (ICAB) Igrjea Apostólica Brasileira, é a tradicional novena de Categeró elaborada por um Bispo de São Paulo, que demonstrou sua adoção ao beato. O então Vigário Geral e Bispo Auxiliar de São Paulo, Paulo Rolim Loureiro. elaborou a Novena que completou em 5 de maio de 2011, um cinquentenário de existência.
Abaixo um cópia do original de 1961 dessa novena. A mais importante de Categeró no Brasil, composta em uma página tamnho A4, particionada em três partes, tipo folder, frente e verso, divulgada pela Igreja Católica Brasileira.
1. Novena Categero do Bispo Rolim no Ó
Error thrown
Undefined constant "template_url"