Pedido de informações ao pároco de NS da Graças, Pe. Sérgio Augusto Belmonte

Baner PNSG

Porto Alegre,  15  de agosto de 2015.

Ao Padre Sérgio Augusto Belmonte

M.D. Pároco da Igreja de Nossa Senhora das Graças

Nesta Capital

 

Prezado clérigo:

 

Estive ontem em sua paróquia e constatei que meu registro de 30/08/2010 e publicado no portal que administro, não mais corresponde à realidade. Explico:

Faço a pesquisa à devoção do Beato Antônio de Categeró: Tenho o cadastro de quase 70 imagens entronizadas no mundo; São quase 40 imagens do barroco em tamanho de 1,3m ao tamanho natural no Brasil; Uma imagem em tamanho natural na Itália; Do total no mundo, quase 50 no Brasil; Foi a primeira irmandade de Santo no Brasil (mais antigas, só as irmandades à Nossa Senhora), referenciado em bibliografia acadêmica: antes de 1592, na igreja de São Francisco das Chagas do Pai Seráfico, em São Paulo e, antes 1699, na Bahia, em Salvador, na igreja de NS do Rosário dos Homens Pretos. E meu Portal se define a estudar o fenômeno de seu quase desaparecimento, após a extinção das Procissões de Cinzas, onde ele era um “andor”; Evento católico esse que em alguns casos durou mais de dos séculos.

Sou de Porto Alegre e por isso visitei todas igrejas em 2010 e encontrei um Categeró grande nessa igreja. Sei que as normas das paróquias, por épocas flexionam, por outras redefinem as imagens de devoções pertencentes ao salão da igreja. Já houve isso em outras igrejas aqui na Capital. Em maio do ano que vem estaremos inaugurando uma praça com mais de 6 mil mts quadrados na Restinga, que já legalmente denominada de Santo Antônio de Categeró. Por isso minha movimentação atual.

Pediria ao amigo passar as informações abaixo e outras que julgar conveniente:

1º – A data da retirada da imagem e o destino dado a ela?

2º – Se tem informação de quem havia sugerido essa devoção ? (era esse meu objetivo de contato, ontem quando fui a igreja)

3º – Se sabe algum devoto, que o amigo saiba conhecer o Beato, em sua paróquia que eu pudesse ouvir para a pesquisa?

Era o que tinha a pedir. Eis meu Blog: http://categero.org.br/

Com as graças de Deus, que Nª Sª da Graças,  nos abençoe. E que o Beato Antônio de Categeró rogai por nós.

 

Vanderlei Pinheiro

Ten Cel da Brigada Militar

Jornalista

Baner PNSG

Error thrown

Undefined constant "template_url"