Texto de nossa primeira página antes de ser efetivada a criação da praça

Porto Alegre/RS – Praça Santo Antônio de Categeró no bairro Restinga

Santo Antônio de Categeró é a mais nova praça no Bairro Restinga em Porto Alegre

O Prefeito José Fortunati, da cidade de Porto Alegre, em 18 de junho, sancionou a lei nº 11.856, que designa de Santo Antônio de Categeró, uma praça, no loteamento Nova Restinga, localizada naquele bairro da zona Sul da Capital gaúcha. As placas denominativas da praça conterão, abaixo do nome do logradouro, os dizeres: “Primeiro Santo Negro” por ter sido o primeiro santo negro com devoção no Brasil.

Foi proponente do nome à praça de Santo Antônio de Categeró, no legislativo municipal, o vereador Carlos Nedel, que recebeu essa demanda da comunidade católica da Restinga, através do padre Gilson Bertamoni, pároco da igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, daquele bairro. Está em estudo um projeto de revitalização do espaço dessa praça.

O padroeiro da praça – Beato Antônio de Categeró, é uma das primeiras devoções trazidas para o solo brasileiro, sendo o primeiro negro a ser devoção no Brasil. A devoção foi apresentada pelos catequistas jesuítas aos escravos de Salvador, na Bahia e de Olinda, em Pernambuco. Tendo no ano de 1699 sido criada a Irmandade de Santo Antônio de Categeró, na igreja de Nª. Sª. dos Homens Preto, em Salvador na Bahia.

No Estado gaúcho as devoções ao beato Antônio de Categeró são encontradas nas igrejas São Carlos, na Agronomia; São Paulo em Canoas, Nª Sª das Graças (Santuário), em Ipanema, São José (capela) em Capão Novo e na gruta do 15º BPM em Canoas, afora os oratórios particulares.

URL curta: http://categero.org.br/?p=12326

Publicado por em maio 18 2017. Arquivado em - Adm, - Na Sociedade. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web