Portal da Prefeitura destaca a presença histórica da igreja de São Francisco

Em pleno calçadão do centro da cidade nos deparamos com a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, que é a mais antiga das confrarias religiosas criadas na Ilha, tendo sido instalada em 1745. Embora fosse ordem religiosa muito importante, não tinha uma igreja própria e, por isso, ocupou, durante 70 anos, uma capela com sacristia privada anexa à Igreja Matriz, projetada pelo engenheiro José da Silva Paes, o primeiro governador da Capitania. O terreno para a Igreja de São Francisco foi doado em 1754 à Ordem Franciscana pelo português, morador de Desterro, Domingos Francisco de Araújo. A licença régia para a sua construção foi solicitada ao Príncipe Regente D. José em 1802 e no mesmo ano foi lançada a sua pedra fundamental. Em 1804 foram adquiridos seus portais e em 1819 recebeu os sinos. Entretanto, em 1851, rumores de que as torres da igreja estariam ruindo, determinaram fechamento das portas laterais.  

De modo geral, a igreja conserva suas características arquitetônicas originais, mesclando os estilos barroco e neoclássico. Hoje, a Igreja da Ordem Terceira se mantém como referencial do Centro Histórico sendo tombada pelo Município e pelo Estado. Iniciada em 1803 e inaugurada em 1915.

Localização: Rua Deodoro, 135 esquina com a Rua Felipe Schmidt
http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/turismo/?cms=igreja+sao+francisco

Voltar á pág. da igreja

Link –  Datas de Categeró – Nota do Portal
Link –  Perfil, Linha do Tempo e Vaticano – Nota do Portal

Voltar á pág. da igreja.

URL curta: http://categero.org.br/?p=12387

Publicado por em maio 18 2017. Arquivado em - Adm. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web