A confecção da imagem do Beato Antônio de Categeró para esta igreja

009-cat canoas (Small)

A Imagem do Beato António de Categeró, existente dentro da Igreja São Paulo, na cidade de Canoas – RS,  foi confeccionada em terracota (material similar ao gesso), e a batina confeccionada de tecido rústico. Foi a primeira imagem de Categeró entronizada em uma cidade do Interior do Estado gaúcho (ritual de acomodação de uma imagem sacra).

É também, a segunda imagem entronizada no Estado sulino brasileiro. O fato ocorre dois anos após da idealização do casal  Tilton e Janete (introdutores de Categeró/RS), em março de 1999, na igreja São Carlos, no bairro Partenon, em Porto Alegre.

A imagem para a igreja São Paulo Apóstolo foi modelada pelo mesmo “santeiro”, que confeccionou a imagem da igreja São Carlos.  Porém, agora o santeiro Carlos, um ex-servidor católico de Porto Alegre, atuando e estabelecido, na cidade de Gramado (Centro).  Esta imagem de Categeró mede 1,30 de altura e foi confeccionada a partir de uma imagem de São Francisco de Assis. Essa imagem, desde o ano de 2000 (18 anos) se encontra na igreja São Paulo Apóstolo, de Canoas/RS. 

Foi santeiro, o Carlos sócio-gerente da Casa São Pedro – de artigos religiosos, livraria católica e artes sacras, estabelecida na Avenida Borges de Medeiros, 2659 – CEP 99570-000, fone  (54) 286-5097, na cidade turística de Gramado, no estado gaúcho. 

A imagem, por anos, se encontrou sobre uma mesa, em uma urna quadrangular de vidro, nas funções de  altar autônomo, situado a frente em uma das laterais da Matriz São de São Paulo. Atualmente, o Beato está entronizado na parede a esquerda, de quem entra na igreja ao fundo, desencontrado do altar-mor. A parede, desencontrada, um pouco mais a frente. A imagem em local bastante alto na parede. Um pequeno altar,, tipo retábulo, há mais de três metros de altura, sustenta uma imagem de tamanho natural.

 

Banner SPaulo Canoas

URL curta: http://categero.org.br/?p=10611

Publicado por em jun 13 2016. Arquivado em - Nas Artes. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web