Para onde foi a imagem de Categeró?

No dia 07 ago 2011, aproximadamente às 17 hs,  foi constatado que na paróquia, não mais estava a imagem de Categeró.  Ao procurar saber por que desta retirada de  exposição houve a informação,  através de a uma das colaboradoras da igreja, que estava a porta de entrada da igreja, a qual informou ter o pároco havia retirado e feito uma doação da imagem. Por este motivo foi solicitado ao frei Orestes, informar o destino da imagem do Beato e motiva da retirada.

Email remetido ao pároco da Igreja São Francisco 

São Fraznc Poa 1Prezado Frei Orestes Alexandre Serra:

Ao pároco da igreja São Francisco, na rua São Luiz – 607, bairro Santana, em Porto Alegre.

Sou pesquisador da devoção do Beato Antônio de Categeró. Em outubro do ano passado (2010) estive na paróquia e encontrei a imagem do Beato Antônio de Categeró, em exposição para  devoção junto ao canto esquerdo de quem entra na igreja. Muito tempo atrás, já havia pesquisado que essa imagem, fora doada por uma devota que, já morrerá, e estivera hospedada em uma casa de idosos vinculada à paróquia. Sem contudo poder identificar o nome dela. Estranhamente, dia 7ago2011, aproximadamente às 17 hs,  estive aí na paróquia e procurei a imagem que não mais está exposta. Pedi informações a uma das colaboradoras da igreja, que estava a porta, a qual me informou que o pároco havia retirado e feito uma doação da imagem. Solicito Vossos bons ofícios em me dar uma informação sobre o destino da imagem do Beato e motiva da retirada.

 

Resposta do Frei Orestes Alexandre Serra:

Gentilmente, em 11 de agosto de 2011, o Frei Orestes gentilmente, através de email informou, como segue:

“Em janeiro de 2011 quando assumi como Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, me de parei com cerca de doze imagens de Santos espalhados pela Igreja. O que acontecia é que cada pessoa trazia seu santo ou santa de devoção pessoal e criava um espaço na Igreja. O que fizemos, após conversarmos com a coordenação Pastoral da Paróquia.  Decidimos que as Imagens nos altares do fundo da Igreja serão unicamente para a Imagem de Nossa Senhora e Santa Clara, e que ao alto no Centro em, destaque, o Padroeiro da Comunidade: São Francisco de Assis.

Quanto as imagens ali existentes  algumas foram  doadas para outras comunidades, outras que identificamos os doadores a devolvemos. Mas quanto ao Categeró. Não sei se é de seu conhecimento, na Igreja São Carlos que fica na av. Bento Gonçalves próximo ao terminal da Antonio de Carvalho há o cultivo da devoção do Beato.”

 Baner retir da Igr SF

URL curta: http://categero.org.br/?p=10185

Publicado por em set 13 2015. Arquivado em - Manif de Religiosidade. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web