Pe. Reinaldo da Igreja de Santa Cruz das Almas Enforcadas em março 2014

Pe Emilio Sta Cruz das Almas Enforc

Entrevista com o pároco dessa igreja em 14 de março de 2014

Estivemos, na data acima, em visita Padre Reinaldo Emílio, pároco da igreja de Santa Cruz das Almas Enforcadas, historicamente, conhecida como Capela de mesmo nome, situada no bairro da Liberdade, na Praça da Liberdade, 238 – Centro/SP, na esquina com a Av da Liberdade.
Assistimos a missa das 17 hs, por ele oficiada e depois fizemos uma longa entrevista, com o pároco, clerico pessoal e familiarmente, com raízes na devoção ao Beato Antônio de Categeró.
Uma imagem em tamanho natural, a primeira de quem entra, pela entrada principal da igreja, voltada para a praça. Cabe destacar que era o dia de Santo Antônio de Categeró.
A entrevista com o Pe. Emílio se constituirá em uma postagem, a parte, aproveitando esta, para a descrição do Beato Antônio de Categeró, nesta igreja.

Descrição da igreja

A capela que deu origem foi fundada em XXX, sendo o local  onde os condenados à forca, passavam sua última noite de vida. É uma igreja muito tradicional  e tem o Beato Antônio de Categeró entronizado, no primeiro altar lateral, à direita da entrada, assim nas primeiras linhas de bancos da igreja.

A nave principal, deve ter uma extensão  de 30 metros, da entrada até o altar principal. Sua área com os bancos deve ter uns 12 metros de extensão e tem nas suas laterais, quatro nichos de altares a cada lado. Cada nicho com uma imagem em grande e duas médias nas laterais. E seu hall de entrada é bastante amplo desde uma escadaria de entrada. Conta com a imagem do Beato de Categeró, em tamanho natural, bem típica das imagens produzidas à época, provavelmente, com mais de duzentos anos. Não existe documentação para pesquisar e atestar a origem da imagem.
Já que o templo tem sua situação de regularização, idêntica às igrejas criadas para esse tipo de finalidade ou pertencentes a irmandades religiosas de negros e seus descendentes.  Como todas imagens antigas do Beato de Categeró sua batina é muito  escura e segura um crucifixo a frente do corpo, identificando-lhe como franciscano, na cintura à esquerda,  o típico cordão de três nós e o rosário pendurado, no outro lado.

No altar, lateral de entrada da igreja, o Beato de Categeró está ladeado, por duas outras imagens de santos, estes em tamanho médio, em torno de 1,3m, com seus nichos dispostos, aproximadamente, a uns 0,80 cm do chão. A esquerda de quem olha, um Cristo, preparado para o  início de seu suplício e, à direita, uma Santa Terezinha. Seguem mais três altares na mesma lateral, idênticos com outras imagens de santos, bem como mais quatro, na lateral do lado oposto da nave principal.

Na entrada da igreja pela praça tem uma escadaria e logo à direita de quem entra, outra escadaria descendo para a Avenida, e nesta descida há um pequena loja de artigos religiosos e velas cujo queimador, bastante grande é no lado oposto a escada, como sendo um porão da igreja.  Na esquerda do Altar principal está uma porta que da acesso para uma sacristia e uma sala de administração do templo.

Ocorrem missas diariamente, ao meio dia e ao entardece,r com bastante frequência, sendo um tradicional bairro japonês de São Paulo, além de afros descendentes, também é notada a presença dos nipônicos e outros asiáticos.

Segundo Paulo Cursino de Moura, em São Paulo de Outrora, produzido pela Livraria Martins Editora, de São Paulo Capital, em 1943, de páginas 95 à 97,

plugins premium WordPress
Rolar para cima