Uma análise com base na estatuária brasileira disponível
O Beato Antônio de Categeró tem uma estatuária muito diversificada. Nessa abundância de imagens existentes pode-se afirmar-se que uma delas tem maior divulgação e é o identificador incontestável de Categeró. Quando falamos de imagem estamos nos referindo tanto a estampas de santinhos, quanto a esculturas geradoras de estátuas. Assim, o Categeró padrão ou imagem padrão de Categeró é um santinho.
Pressupõe-se que a imagem estampada no santinho padrão das devoções brasileiras (e difundidas para o mundo) tenha como fonte de origem uma estátua. No entanto, no caso de Categeró, a estampa mais difundida, em santinhos e pela internet, parece não ter essa estátua correspondente. Claro que isso não é definitivo e pode, a qualquer tempo, surgir a tal imagem. Estamos pesquisando há mais de dez anos e até hoje não encontramos uma imagem que correspondesse ao padrão, pelo menos, essa imagem não está nas igrejas mais antigas do Brasil.
Para o surgimento desse padrão houve alguém e um momento dessa criação. Alguém que, em algum momento, criou um desenho colorido (aquarela) ou outra tipo de pintura para quadro, ou quem sabe, alguém que fez essa produção direta à impressão na gráfica, sem preservar o original. Esse é o autor da nossa imagem brasileira padrão de Categeró. Existem outras estampas, mas a mais significativa é essa.
Resta nos fazer nesta a análise sobre o detalhamento da estatuária com vistas a somente conferir as semelhanças e dessemelhanças com a estampa padrão. Classificamos a estatuária como comercial e sacra. As imagens comerciais obedecem a regras de simplicidade para o barateamento no consumo de massa. Nesta Tendência de simplificação se assemelham, com raras exceções. Já as imagens sacras são obras de artes, individuas e únicas. Algumas com mais de 200 anos. Pelo que temos cadastrado no portal de imagens sacras, talvez umas quinze ou mais estátuas existentes, nenhuma corresponde objetivamente à imagem padrão.
Vamos trabalhar com três imagens do beato entronizadas nas igrejas, respectivas: da esquerda para a direita: Nª Sª do Rosário do Pretos (Salvador/BA); Matriz de Nª Sª do Ó (SP) e Matriz de São Pedro (Salvador/BA). Existem outras imagens, também como as acima, em grandes estátuas, todas em condições para esta análise e, que nos parece, não alterará os argumentos definidores do trabalho. Nenhuma delas tem o posicionamento de braços do beato da estampa padrão; também há plena discordância sobre o detalhamento da batina; Porém quanto a expressão facial pode existir alguma semelhança como vejamos:
A expressão facial do beato Antônio de Categeró usual como estampa na imagem padrão deve ter usado como modelo alguma das estátuas mais antigas de Categeró. As duas estátuas mais antigas existentes de Categeró estão entronizadas nas das igrejas de Salvador, na Bahia. Os rostos de ambas, respectivamente da Matriz de São Pedro (ao centro) e Nª Sª do Rosário dos Pretos (a direita) se encontram registradas ao lado do rosto da imagem da Matriz de Nª Sª do Ó, na figura acima. Estas, como todas as imagens de Categeró brasileiros, tem uma expressão jovial não sendo representativas de alguém que viveu quase 60 anos. Dentro do aspecto dessa jovialidade, a estátua da Matriz de Nª Sª do Ó, como a maioria de imagens acompanha a expressão – rosto oval alongado, da imagem da Igreja de Nª Sª do Rosário dos Pretos.
Para confirmar a regra da exceção, encontramos expressão facial diferente na estátua da imagem da Matriz de São Pedro. Ela tem o rosto quadrado/arredondado, tão jovial quanto a estátua da igreja Nª Sª do Rosário dos Pretos, mas que muitas vezes da uma aparência infantil à imagem. E assim, vai surgir da imagem padrão uma variante, que se nota, totalmente desdobrada da primeira, tem identidade com essa segunda. Essa imagem padrão variante, como mostramos na figura abaixo, junto co a padrão mais usual.
Estas são as imagens brasileiras. Não esqueçamos que está sendo construída, na Itália, uma estátua em tamanho natural, do beato Antônio de Categeró. Estátua que vai ornar a praça frontal à igreja Santa Venera V.M., em Ávola, cuja fisionomia, como se vê abaixo, muito diferente do que é usual e cultuado no Brasil. (Figura abaixo)