Brasil – Categerós, além do Sudeste

Baner alem sudeste

Regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sul, a totalidade do Brasil

 

(Questões Devoconais)

Do total de devoções cadastradas no Brasil, mais de 60% está na região Sudeste – a detentora e difusora do beato Antônio de Categeró para o nosso país. Um total aproximado de 30 devoções que estão estruturadas em igrejas, capelas e particulares, além de museus. Isso não causa qualquer surpresa. Por isso mesmo, temos de concentrar esforços, na busca de informações fora desta área e, principalmente, na análise das condições propícias para o desenvolvimento da devoção, nas localidades das demais regiões brasileiras, com as variáveis focadas em fatos de mesma natureza das localidades com a devoção na região sudeste.

Existem muitas dificuldades para a execução de uma a pesquisa, que ocorre se não somente, mas quase exclusivamente, com suas tarefas efetuadas via web. Apesar da cobertura nacional desse meio de comunicação ele não é suficiente para substituir o trabalho de campo. A internet está estruturada em cima do desenvolvimento econômico das comunidades. Isso cria uma hierarquia de dados e dificulta demonstrar a verdadeira face do universo. Este “critério de verdade” não significa uma hipótese, é o simples desvirtuamento na construção dos dados que comporá o estado da arte ou mapeamento real. Isso também ocorre mesmo nos locais desenvolvidos, haverá registros necessários de serem buscados ou coletados fora da web. A região Sudeste brasileira não é o centro geofísico do país, mas por sua potente economia se torna este centro de forma concreta e real. Dessa região, atualmente, é que Categeró se irradia para todo o Brasil.

Região Nordeste

A Bahia assim como encaminhou Categeró para a região Sudeste, também o encaminhou para o interior da região Nordeste.  Mas só Pernambuco registra a existência dessa devoção com poucos registros (três) na Internet. Acreditamos que existam devoções ao beato, mas não há um desenvolvimento suficientemente capilarizado da web. O próprio Estado da Bahia deve estar enquadrado nesta situação. Não é crível que o berço de Categeró no Brasil tenha só as duas imagens de Salvador?  Existe  registro sobre Sergipe de uma confraria ou devoção, mas não há existência de irmandade ou, ainda de imagem em devoçao. Essa é uma questão que levará mais alguns anos e, mesmo com o desenvolvimento cibernético, a existência de devoções no Nordeste deve se concentrar nos grotões e, nesses, no seio familiar com dificuldades de comunicação.  Também é verdade que com a extinção das Procissões de Cinzas, que eram o carro chefe da expansão de Categeró, no 5º andor (da procissão), se estabeleceu uma letargia devocional – a estagnação. E nessa inércia em um mundo que se desenvolve quem estagnar entra em decréscimo e pode rumar à extinção.

Região Norte

Não temos o detalhamento de como se estabeleceu a devoção do beato Antônio de Categeró na Ilha do Marajó, no Estado do Pará. Sabemos que Dona Eva Abufaiad adquiriu a imagem em um leilão que não sabemos onde. Sabemos que é uma obra do barroco brasileiro, devidamente certificada e, que está entronizada em uma propriedade da família na área rural. Poucos registros poderão ser encontrados nessa região, menos por conta da inexistência de devoção ao beato, sobre tudo pelas dificuldades em pesquisar.

Região Centro-Oeste

Quando o ouro escasseou nas minas das cidades históricas mineiras, a sua busca foi aprofundada em direção aos campos de Goiás, na Vila Boa, Traíras e outras localidades. Claro que não foi com a mesma expressão vivenciada no ciclo do ouro em Minas Gerais. Mas houve uma replicação de modelo em pequena escala. Lá também houve devoção a Categeró, mas como no Sergipe, talvez na forma de devoções estruturadas familiar ou grupalmente e, até alguma confraria, como subdivisão não registrada da irmandade do rosário ou com São Benedito. Tanto quanto o Nordeste brasileiro, o Centro-Oeste vivenciou os primórdios da devoção, mas ali também houve estagnação.

Região Sul

A região Sul por sua conformação geográfica de extremo meridional, agravada pelas constantes guerras ou revoluções de longa duração na região platina, não houve um avanço devoção. São três estados e cada um tem uma peculiaridade a ser exposta. No Paraná que tem fronteira ao sul de São Paulo, não se encontrou evidência devocional, até porque a devoção paulista se expande para o oeste e não para sul. Em Santa Catarina há uma devoção na igreja São Francisco, de Florianópolis. Também o complexo esportivo próximo dá grande visibilidade a expressão Categeró, mas não ao beato. Não se vê a ligação das questões desse shloping ou equivalente com a imagem existente na igreja. Já no Rio Grande do Sul existe uma devoção bastante evoluída, apesar de ter iniciado ao final da década de 8o do século passado, ou seja, a não mais de 25 anos. Lá estão cadastradas 11 (onze) devoções.

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