Em março de 2014, este Portal a Capela de Tia Eliza de Categeró

Tia Eliza e Téia Pinheiro (do Portal) posam junta a grande imagem do Beato Antônio de Categeró dentro da pequena sala- altar da capela. Imagem do Beato Antônio de Categeró tem tamanho natural.
Na data de 6 de março de 2014, estivemos em visita à capela particular do Beato Antônio de Categeró, na residência de Tia Eliza, no bairro da Liberdade, em São Paulo. A capela é próxima a outras duas centenárias capelas/igrejas históricas, da Capital paulista e, com devoção ao beato que são: Santa Cruz das Almas Enforcadas e de Nossa Senhora dos Aflitos. E, até uma empresa com comércio de material devocional, ao lado da Igreja de Santa Cruz das Almas Enforcadas, que mantém em seu mostruário, um imagem do Beato Antônio de Categeró, em tamanho natural. São cinco grandes Categerós em um espaço de poucas quadras do bairro.
Maria Eliza de Luca – conhecida há quase cinquenta anos, como Tia Eliza de Catgeró, reside em uma casa no bairro da Liberdade na capital paulista. Ela é uma carioca, radicada na Liberdade paulistana, há mais de vinte anos (desde 1995). Fato esse que é considerado, por ela, e por muitos, que com ela conviveram, por uma graça alcançada através da devoção ao Beato Antônio de Categeró.
Ela narra a forma com que se deu a transferência de sua residência, do Rio de Janeiro para São Paulo. A capela é um recanto ao páteo da casa de Eliza, na rua Conde de São Joaquim nº 349, Bela Vista. O páteo serve de nave para a capela, que se encontra em uma pequena sala, com abertura para esse páteo, com acesso por uma escada, que desce da parte principal da casa. A pequena sala é a nave do altar. Quando aberta a sala se estabelece o altar – como um retábulo, onde estão seus santos devocionais e a grande imagem de categeró, em tamanho natural, em madeira, com aspecto de uma obra barroca na pintura.
Foi de lá, do Rio de Janeiro, que ela trouxe, primeiramente, este Categerós, presente do Pe. Geraldo, então da Igreja Católica Siriana, cuja igreja tinha o patronado do beato e que por questões com a Diocese Católica Romana carioca, encerrou suas atividades. O Pe. Geraldo recomeçou, com outra devoção, Santo Expedito, no local da antiga igreja de Categeró, para que não suscitasse desentendimento nas comunidades religiosas.
Algum tempo depois Tia Eliza resgatou, também, por presente do Pe. Geraldo, o outro Categeró, de tamanho menor. As demais imagens da devoção carioca ao Beato Antônio de Categeró, foram entregues e estão devidamente guardadas na igreja de Nossa Senhora da Anunciação da Mãe de Deus, na entrada do Morro do Alemão (Museu de Categeró).
Capela é o páteo para as missas, mas a capela devocional é a pequena peça que existe atrás dessa porta.
Foto da capela devocional, tirada a partir da porta, na fota acima fechada.
A foto é a da imagem do beato em madeira, em pintura tipo barroco, com 96 cm de altura. A de tamanho antural está dentro da pequena peça da capela devocional
***
Histórico de nossos contatos sobre o Beato:
Abraços – Eliza de Categero
1. – 12 nov de 2010 – nosso primeiro contato, por email;
Prezada Eliza de Categeró: Cumprimos a promessa de visitá-la, feita em 21/7/2011, efetuada por telefone;
Foi muito prazerosa a estada, aí, em março de 2014.
URL curta: https://categero.org.br/antigo/?p=11010