Líbios depois de Cartagineses, Romanos, Otomanos e Italianos
(tradução Google do inglês)
O Beato Antônio de Categeró nasceu em Barca, na Cirenaica, atual Líbia. Vamos nos situar onde fica esta localidade, hoje.
A moderna Benghazi, hoje no Golfo de Sidra, na Líbia, encontra-se um pouco a sudoeste do local da antiga cidade grega de Berenice ou Berenicis. Essa cidade foi tradicionalmente fundada em 446 AC. Diferentes fontes dão datas diferentes, como 347 AC [15] ou 249 AC [16]), por um irmão do rei de Cirene, mas tendo o nome Berenice somente quando foi refundada no 3 º século AC, sob o patrocínio de Berenice (Berenike), filha de Magas, rei de Cirene, e esposa de Ptolomeu III Euergetes, o governante do Egito.
À nova cidade, depois foi dado o nome de Hespérides, em referência às Hespérides, – guardiãs do paraíso mítico ocidental. O nome também pode ser uma referência ao oásis verde em áreas baixas da planície costeira próxima. Benghazi e, que mais tarde se tornou uma cidade romana e prosperou por 600 anos.
Mapa do chamado mundo de influência árabe
A cidade substituiu Cirene e Barca como principal centro de Cirenaica após o III século DC e durante os ataques persas, quando os árabes chegaram, em 642-643, se transformando em uma aldeia insignificante entre as ruínas magníficas.
E foi em 1578 que os turcos invadiram Bengasi, sendo governada de Trípoli pelos Karamanlis de 1711 a 1835, quando passou diretamente para o governo otomano até1911. Sob o domínio otomano, Bengasi era a mais empobrecida de suas províncias. Não havia estradas pavimentadas nem serviço de telégrafo, e o porto estava tão assoreado que não permitia mais a acesso de navios. Pescadores de esponja gregos e italianos trabalhavam em suas águas territoriais. Em 1858 e novamente em 1874, Bengasi foi devastada pela peste bubônica.
Em 1911, Bengási foi invadida pelos italianos. A população local da Ciranica sob a liderança do Omar al-Mucktar resistiu à ocupação italiana. Em 1931, o patriota líbio Omar al-Mucktar foi enforcado em Souluk, uma aldeia na parte oeste de Bengási, terminando de vez com a resistência libiana. Bengási sofreu pesados bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, sendo mais tarde reconstruída com a riqueza do petróleo das recentes jazidas descobertas no país, tornando-se um dos cartões de visita da moderna Líbia.
localize a Líbia no Mapa Mundi – http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php