São mais de três séculos de existência….
Por uma deferência muito especial do Pe. Aderbal, pároco da Igreja Matriz de São Pedro, de Salvador na Bahia, recebemos a resposta de nosso pedido de informações sobre maiores dados da imagem do Beato Antônio de Categeró existente naquele templo.
Vamos transcrever o que ele nos comunicou sobre a imagem de Categeró, principalmente, no que referimos termos a impressão que ela seria uma imagem de roca:
Eis o email: “Imagem: é feita de madeira, com olhos de vidro, com braços articulados, ela não é de roca, pois possui todo o corpo de madeira com pernas e braços e tronco. (A de roca somente tem a cabeça, mãos e pés o resto é armação de madeira e pano). Já sofreu restauração da pintura, mas conserva as características originais (o hábito e esplendor de metal são novos) Não temos data de confecção da imagem, mas sabemos que há mais de 300 anos está na nossa igreja (desde a antiga igreja Matriz que ficava no largo do atual Relógio de São Pedro. não temos documento sobre a imagem (autor e data).”
É esclarecedor na medida que o pároco em sua manifestação, faz uma declaração pública de uma imagem que tem mais de três séculos de existência. Independente da questão devocional, a declaração vale como uma certificação de autoridade eclesiástica sobre um bem de valor histórico que deve estar tombado pelo IPHAN.
Complementando o que nos apresenta o Pe. Aderbal retranscrevemos um parágrafo do Trabalho “História da Paróquia São Pedro”, de Getúlio Tanajura Machado:
“OS ALTARES
No altar-mor, composto por três nichos, estão a imagens de São Pedro, o padroeiro, ao centro (em madeira, séc. XVIII), de Nossa Senhora da Conceição, ao lado esquerdo, (em madeira), de São José (em gesso), ao lado direito do altar, com o sacrário de prata lavrada (séc. XVIII) ao centro e abaixo da imagem de São Pedro. Ao lado esquerdo do altar-mor está a imagem de Santo Antônio de Categeró (em madeira, séc. XVIII), no lado oposto, em frente, a imagem de Santo Antônio de Pádua (em gesso). Nas seis capelas laterais estão, à direita de quem entra, no primeiro altar, a imagem de Nossa Senhora das Candeias (em madeira); no segundo, as imagens de São Paulo (em gesso), de São João de Deus (em madeira) e a de Santa Mônica (em madeira); no terceiro estão a imagem do Senhor Bom Jesus da Paciência (em madeira, séc. XIX), encimado uma pequena gruta com as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete (em gesso). No lado esquerdo de quem entra, no primeiro altar, está a imagem de Nossa Senhora das Dores (em madeira, de roca); no segundo, as imagens do Sagrado Coração de Jesus (em gesso) e de Santa Margarida Maria (em madeira); no terceiro, a imagem de Nossa Senhora da Piedade (em madeira) e ainda em um terceiro altar de madeira a imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus (em gesso, vinda de Lisieux, doada à igreja pela família de Isabel Loureiro Maior em 15/12/1992).”