Categeró e as batinas com floreados

categero a as batinas com flores 1

Foram  oito imagens elaboradas nos padrões do barroco brasileiro

Para discorrer sobre o padrão floreado das batinas devemos ir à fonte. Duas são as imagens de estátuas, mais antigas do beato Antônio de Categeró, no Brasil. Sobre ambas declaram seus administradores, a inexistência de documentação para comprovar a origem, o artista que as produziu, o mecenas que patrocinou e a data das, respectivas, criações. Essas imagens além de devocionais, também,  são obras de arte e, como tal, pertencem ao patrimônio artístico nacional. São as imagens das igrejas: Matriz de São Pedro e  de Nª Sª do Rosário dos Pretos, as duas em Salvador, na Bahia. Não se consegue precisar qual das duas é a mais antiga, é estimado em terem mais de 200 anos cada uma das imagens.

Porém a segunda, a da igreja Nª Sª do Rosário dos Pretos, cujo templo está situado no Pelourinho – o maior ponto turístico na Capital da Bahia possui a estátua de Categeró que nos interessa. A imagem  tem na batina, toda de um floreado, marrom e dourado metalizados, cujo desenho foi desenvolvido em um arranjo floral e de barras, sem elementos repetitivos, com uma organização única e inigualável.  Esta obra reúne como escultura as principais características do barroco brasileiro.

A imagem de Categeró do Pelourinho, na igreja Nª Sª do Rosário dos Pretos,  pode ter datada a sua confecção, no início do período do Barroco brasileiro, mas não só ela. A partir dela foi gerou um estilo de imagens que adotaram outros floreados, mais simples, que totalizam em oito,  das até agora cadastradas. Elas estão distribuídas além de Salvador, capital da Bahia, nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os locais onde se encontram essas imagens com as batinas no padrão floreado em suas pinturas são:

– no Rio de Janeiro são: igreja de Santo Elesbão e Santa Efigênia; igreja da Lampadosa; e museu de Categeró na igreja da Anunciação de Nossa Senhora.

– em São Paulo na igreja de Nª Sª da Acripta; e no oratório de Eliza de Luca (conhecida como Eliza de Categeró), que tem 2 (duas) dessas imagens, sabendo-se que  elas vieram do Rio de Janeiro, da antiga igreja de Santo Antônio de Categeró (hoje Santo Expedito).

– além de Salvador na igreja Nª Sª do Rosário dos Pretos.

categero a as batinas com flores 2

O que causou mais estranheza nesta pesquisa, das batinas em padrão floreado de Categeró, foi a quantidade de imagens construídas em tamanhos grandes. Existem outros santos com esse padrão barroco  de batina no Brasil, mas não nessa mesma quantidade. O Santo que mais possui esse tipo de pintura na batina, constatado em nossas pesquisas, foi Santo Antônio de Pádua. Só que suas imagens são pequenas, em torno de 20 cm, e a maioria delas construídas recentemente e comercializadas sob a denominação de no “estilo barroco”.  São produzidas em ateliers especializados e, em outros, que agregam cursos com alunos aprendizes para esse tipo específico de  produção. Por isto o diferencial nas imagens de Categeró são os tamanhos grandes, mais usuais em igrejas e oratórios, do que as pequenas, de colecionadores ou devotos. O beato Antônio de Categeró possui oito obras produzidas com batinas no estilo marrom e dourado floreados, estando todas elas entronizadas em igrejas e oratórios com plena e atual  devoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima