Esta é nossa antiga página da gruta e igreja de Santo Antônio de Categeró, em Vila Formosa/SP
Santuário da Igreja Católica Brasileira
Existem, pelo menos, quatro imagens do beato Antonio de Categeró no Santuário
da rua Tauandé, nº20, em São Paulo
No local há uma Gruta a Santo Antônio de Categeró na rua Tauandé, 20, à direita da avenida Eduardo Cotching indo para o bairro, altura do nº 1.070. Da avenida vê-se a torre branca de janelas verdes da igreja. Quem chega pensa logo que o ritual é catolico romano. Mas é a Igreja Catolica Apostolica Brasileira, fundada em 1938 pelo bispo de Maura, Don Carlos Duarte da Costa. D. Carlos já faleceu. Está no céu”, diz D. Luigi.
Em 1956, uma irmandade doou à Igreja Catolica Brasileira um prédio na rua Tauandé. O nucleo expandiu-se. D. Luigi Mascolo, que se formou na Igreja Catolica Romana (no “Angelicum” de Roma), é o bispo para o Estado de São Paulo. Desligou-se da Igreja Romana por causa do bispo de Nova Iguaçu, três anos depois de ter chegado ao Brasil. O desligamento ocorreu em 1961. Na Vila Formosa espalhou a devoção por Santo Antonio de Catigeró. Ganhou popularidade com dois programas de radio, um às 7 horas e outro às 18, na Marconi. Os fiéis multiplicaram-se. As doações também. D. Luigi construiu em tempo recorde a Gruta de Santo Antonio, bem defronte à igreja. Comprou terrenos ao lado, para construir a Casa do Bom Samaritano, que pretende seja uma fundação para receber, hospedar e cuidar dos desamparados.
De uns quatro meses para cá(1º/1/1968), foram espalhando que Santo Antonio de Catigeró (Catigitó – como escrito na música de Tonico e Tinoco) fazia milagres. Terça-feira, sexta-feira e domingo, às 16 horas, G. Luigi dá bençãos coletivas e individuais. A gruta fica cheia, extravaza para a rua Tauandé. A rua é de terra e agora a Prefeitura está colocando guia, para calçá-la. Há cheiro forte de esgoto que sai de um cano. Os carros não param de chegar. O comercio ambulante é grande: da pipoca até o churrasquinho no espeto. O povo é de gente rica e pobre. A grande maioria é pobre. Movimento incessante, das 6 às 7 da noite, nos dias de bençãos. Dentro da gruta há uma loja de objetos religiosos onde os fiéis fazem fila para comprar incenso e estatuinhas de Santo Antonio de Categeró.
(Fonte: Publicado na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 1º de janeiro de 1968 – site: http://almanaque.folha.uol.com.br/cotidiano_01jan1968.htm)
Fone: (11) 6674 1912
Error thrown
Undefined constant "template_url"