Um santinho da igreja Santa Maria de Jesus que o casal trouxe da viagem

6

O Casal Tilton Martins dos Santos e Janete Odila Novosady trouxe de sua estada em Noto/Itália, quando da visita ao túmulo do Beato Antônio de Categeró, na igreja de Santa Maria de Jesus, nessa cidade, um santinho comemorativo aos festejos da morte do beato, no 1994 promovidos por aquela  paróquia.

A referido estampa é tipo um pequeno folder de quatro pequenas páginas. Mede aproximadamente, 14,5 cm de altura, por 10,5 cm de largura. Tenta um sumário indicativo da vida de Categeró.

Tem impresso na Capa a estampa do Beato de Categeró, mais usado no Brasil e criado a partir da igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, com as diversas denominações pelas quais o beato é conhecido no mundo. Texto:  BEATO ANTONIO DI NOTO E AVOLA, detto l’Etiope o di Categeró. Eremita terceiro franciscano. Patrono da Cáritas Diocesana de Noto, muito venerado no Brasil. Barce (Líbia) 1490 c.- Noto 13-3-1550.

Na contra capa, apresenta na parte superior uma foto, com a foto da lage de sepulcro, recortado, seguido de uma descrição e uma pequena poemeto – oração elaborado pelo Ms. Salvatore Guastella, ali não citado, mas cujo texto expressa ter aprovação eclesiástica de Don Salvatore Nicolesi, bispo de Noto. Segue a data: “Noto, 14 março 1994. e que o material foi impresso na Arte Gráfica São Conrado de Noto.

Na parte interna do fólder lado esquerdo, consta um resumo biográfico do beato, que tem por assinatura da Diocese, o encaminhamento à obra do Ms. Guastella, incluindo os telefones dele para contato. (Nessa época, o obra brasileira, de Guastella sobre o beato estava sendo apresentada aos italianos com o título de Fratello negro – Antonio di Noto detto L’Etiope. Seguido do telefone da Cúria de Noto.

Na parte interna página direita, está uma foto da lateral da urna funerária do beato na igreja de Santa Maria de Jesus, in Noto. E logo abaixo, uma pequena oração de autoria do bispo Salvatore Nicolosi, sobre o Beato Antônio de Categeró.

Essa descrição só foi possível devido a contribuição de Tilton e Janete, da paróquia de São Carlos Borromeu, no bairro Partenon, em Porto Alegre,  que trouxeram, guardaram e nos disponibilizam essa relíquia, única no Brasil sobre Categeró. As estampas estão disponíveis no espaço de “Santinhos do Portal”.

# Banner Tilton e Janete 2

 

Error thrown

Undefined constant "template_url"