1592: em menos de 40 anos da Morte de Categeró (1550). Ele tem sua Irmandade em São Paulo
Para que se entenda melhor… Mesmo antes de 1554, que tem como data da fundação da cidade de São Paulo, mas, já em 1540, os jesuítas lá estavam montando as bases para a a cidade.
Em 1592 foi criada na cidade de São Paulo, a “Irmandade do Milagroso Santo Antônio de Categeró. A Vila de São Vicente (atual Capital São Paulo), estava nas suas primeiras décadas de fundação (1554-1592). O franciscano António de Categeró, ainda não era Beato. Assim, aos 38 anos da existência da cidade de São Paulo e, aos 42 anos da morte do franciscano Categeró, este recebia a honra de ser o patrono da primeira irmandade católica, a um santo ou proto-santo, caso específico a Categeró. Mas, mesmo não sendo, nem santo, nem beato, foi o primeiro santo, no território brasileiro, honrado com uma irmandade em sua honra.
O franciscano Antônio de Categeró era o ser humano, que morreu em Noto, na Itália, em 1550, cuja história de vida, apresentava um incrível exemplo de conduta cristã e dedicação às pessoas. Os primeiros jesuítas vindos para o Brasil (1549) se preparam com material pedagógico, para o trabalho de pregação religiosa, antes de chegarem ao nosso território. Um desses materiais era a vida e morte do “cio António” (Tio Antônio) como era conhecido, o eremita pregador António Ethiope ou Catalagerona, duas grafias que constam no hagiológio franciscano. Mas, que no Brasil passou a ser chamado por Categeró – “Santo Antônio de Categeró”
Categeró era uma das propostas dos padres jesuítas vindos para o Brasil. A escolha do seu nome surge a partir de que o pe. jesuíta Nicolau Faranda S.J., conceituado confessor em sua época, na Sicília, é designado para elaborar o processo diocesano, referente às qualidades cristãs, a serem estudadas sobre a vida daquele servo de Deus, para seu reconhecimento canônico. Consta que o próprio pe. Faranda, se preparava para vir ao Brasil, não tendo acontecido por uma enfermidade que o acometeu e causou sua morte. Mas, outros jesuítas que com ele conviviam estavam entre os primeiros jesuítas que vieram para o Brasil em 1549 ou em um segundo grupo, na década de 1560.
Portanto, a Irmandade do milagroso Santo Antônio de Categeró, fundada em São Paulo, é um marco religioso católtico, ainda desconhecido, como o é o próprio franciscano Beato Antônio de Categero. Mas, os jesuítas que introduziram, no território brasileiro essa devoção, conseguiram que Categeró, aqui chegasse, já como “Venerável”, segunda gradação de encaminhamento à santidade, dentro dos cânones católicos. E essa condição de venerável seria reconhecida pelo auréola dourada que foi autorizado ser usada, pelas autoridades da Santa Inquisição.
Assim, é importante que se tenha em mente a sequência de datas que unem a cidade de São Paulo e a devoção ao beato Antônio de Categeró que lhe inicia junto com sua fundação, nos dados abaixo:
1500 – Descobrimento do Brasil;
1549 – Morte de Categeró;
1549 – Chegada dos Jesuítas com o Governado Geral, deve ter chegada anterior, como outras na década de 1550/60;
1549 – Em Noto, encerramento das oitivas do processo de Beatificação de Categeró, pelo pe Jesuíta Nicolau Faranda S.J. e o Vigário Geral de Siracusa, Côn.Jerônimo Tornaibene, autoriza o inicio do processo de Beatificação de Categeró.
1554 – Fundação da cidade de São Paulo;
1592 – Fundação da “Irmandade do Milagroso Santo Antônio de Categeró”.
Error thrown
Undefined constant "template_url"