Imagem tamanho natural de Categeró para a praça já está pronta
O artista plástico de São Martinho Arsênio Jonh, concluiu a construção de uma imagem do beato Antônio de Categeró, em tamanho natural (1,80m). A escultura foi desenvolvida sob encomenda do jornal Correio Brigadiano e se encontra aguardando os retoques necessários a sua implantação.
Para que a implantação, na praça Santo Antônio de Categeró, existente há mais de um ano, no bairro Restinga em Porto Alegre, ocorra, está faltando a liberação pelo Conselho de Monumentos da Capital Gaúcha, órgão do município de Porto Alegre, cuja autorização foi solicitado ao final do ano passado.
A imagem está pintada em sua forma Sacra, faltando-lhe a indispensável aureola histórica. Talvez, tenha de ser finalizada em uma cor neutra, como o são todos os monumentos. Assim, duas são as possibilidades a serem estudadas para a texturização da imagem. A primeira seria o cinza claro que foi a cor de sua batina, cor com que se faziam as batinas de todos os Franciscanos da Ordem Terceira, da Sicília, no idos de 1490, quando o beato faleceu; E a segunda, um cor negra típica de como ele foi representado pelos escravos do Brasil, com a batina da mesma cor, ficaria texturizada a imagem de uma cor escura. Em ambas sem qualquer destaque ou realce.
É sobre algo deste tipo de argumentação, que talvez o Conselho de Monumentos, esteja para se manifestar e, de quem aguardamos a decisão, sem antes, não deixar de criticar a demora e a ausência de comunicação, já que o projeto enviado a Prefeitura de Porto Alegre, que se encontra na Comissão está assinado por um arquiteto e pelo padre, então pároco da igreja, em cuja circunscrição se encontra a praça.
Gostaríamos de ressaltar nosso agradecimento ao Arsênio Jonh pela dedicação e cumprimento do prazo.
Error thrown
Undefined constant "template_url"