
Bispo de Noto, pedimos seu empenho pela santificação
do Beato Antônio de Categeró.
No dia 19 de abril, do ano de 2017, o portal de Categeró fez remessa da “Preghiera – La santificazione del Beato”, ou seja “Oração pela Santificação do Beato”, referindo-se ao Santo Popular do Catolicismo Romano – “Beato Antonio di Noto e Avola, dito L’Etiope o di Categeró”, para Don Antonio Stagliano, Vescovo da Diocese de Noto. Confirmamos o recebimento da remessa em 20 de abril. Oração consta do link abaixo.
Oração pela Santificação do Beato Antônio de Categeró
O documento remetido consta de uma folha A/4, com a tradução, dessa oração oriunda aqui do Brasil. Nossa intensão é que seja usada para compor peças, que reforcem o processo de Santificação do Beato e promovam interesse devocional a essa vontade. Breve, estaremos orando em vários locais do Brasil, para que a Santificação ocorra.
Lembramos à Diocese de Noto, que só a devoção aqui, em São Paulo, tem um número de fieis, que deve somar muitas vezes, às populações de Noto e Ávola, juntas. Existem, ainda, devoções nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo; mas também, nos quatro Estados das regiões Sul, oito da, Nordeste e quatro da, Centro Oeste Brasileiro.
O beato Antonio de Categeró, em 1492, foi a primeira devoção estruturada, para um integrante do panteão católico. Ele era, a essa época, tão somente venerável. Sua beatificação, data de 13 de abril de 1599, por essa Diocese. Salientamos, que sua devoção se espalhou pelo Brasil, Colônia à época. Esteve um pouco adormecida, quando da questão pombalina e expulsão dos jesuítas, mas ficou nas raízes do Catolicismo brasileiro. Tem imagem entronizada em mais de cinquenta (50) igrejas e capelas. Sejam somadas as igrejas de Noto e Ávola, como também, seis entronizações, em Portugal.
Encarecemos que, Vossa Excelência Reverendíssima – Don Antonio Stagliano, Vescovo da Diocese de Noto. acolha nosso pedido de divulgação, haja vista que, no calendário deste ano, a diocese honrou seus santos, mas esqueceu, no 14 de março, em celebrar o Beato Antônio de Categeró. (“Beato Antonio di Noto e Avola, dito L’Etiope o di Categeró” como consta no hagiolágio católico romano). Isso muito nos entristeceu.
Nossa contribuição ao beato de Categeró são mais de 600 documentos informativos sobre a devoção:
http://categero.org.br/