Sudeste – Categeró no Sudeste Brasileiro

categero no sudeste 1

A devoção ao Beato Antônio de  Categeró na região Sudeste brasileira merece uma análise particular

É a região mais populosa do Brasil concentrada em quatro Estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Territorialmente possui dois Estados pequenos e dois médios, respectivamente, RJ/ ES e MG/SP, tanto que a região representa 10,85%, do território nacional mas representa 44% da população brasileira. É natural que, mesmo tendo adentrado o Brasil pela Bahia, em Salvador, a devoção do Beato Antônio de Categeró tenha nesta região sua maior densidade.

A Wikipédia apresenta online uma excelente descrição do potencial da região: “Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%),[4] abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil.[5] A região Sudeste também apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH doBrasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 21.182,68. O Sudeste responde por mais da metade do PIB do Brasil, sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais os estados mais ricos do país.[6]

categero no sudeste 2

Nossa análise está embasada nos dados que cadastramos e que podem não representar a totalidade devocional de Categeró no Brasil.

 

São nossos dados atuais da Fé – igrejas e oratórios com imagem de Categeró, avaliados com base em setembro de 2011:

A região Sudeste possui, por nós cadastrados,  26 altares de devoção. O restante do Brasil, regiões Norte (1), Nordeste (5)  e Sul(11) totalizam – 17;  sendo que as 11 devoções cadastradas na região Sul, são recentes,  surgem todas na década de 90, ao findar do século passado.

categero no sudeste 3

Para o tempo geral da devoção com 330 anos, desconsiderar os últimos 20 ou 30 anos é como zerar a região Sul, exceção talvez com 1 (um) Altar da Fé em Santa Catariana. Descendo o Brasil a devoção só chega ao extremo Sul nos últimos 30 anos. Assim, temos a comprovação da infinita superioridade da devoção ao Beato Antônio de Categeró na região Sudeste em relação ao restante do território nacional.

Assim, com a exclusão da região Sul no somatório do resto do Brasil, a devoção ao Beato Antônio de Categeró na região Sudeste do Brasil com seus 26 altares contrasta com os 6, das regiões Norte Nordeste e Centro-Oeste.  A devoção de Categeró em seu berço brasileiro, a região Nordeste, na Bahia, é muito mais “evento que devoção”, inclusive no próprio Pelourinho. As festas nessa igreja são lindas, e ao ato de inculturação se agrega a festa popular, que lhe é sempre sequente. No contexto do Pelourinho e sua midiatização é difícil manter o fundamento devocional, exceção que se faz à devoção existente e praticada na igreja da Matriz de São Pedro, em Salvador/BA.  Categeró se tornou para a Bahia  um produto turístico, diferente de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Outra particularidade está em – na própria região Sudeste, por seus quatro Estados -, não termos localizado devoção no Estado do Espírito Santo, apresentando devoções somente dos mineiros, cariocas e paulistas. No entanto, os capixabas também são devotos a Categeró, talvez nosso esforço, capacidade e meios para essa busca, não tenham sido suficientes. Lá existe devoção e nossa prova está no Padre Estevão, Capelão Militar no Exército Brasileiro, que publicamos como um dos VIPs de Categeró, o qual inicia sua devoção no seio familiar, no Estado do Espírito Santo. Nosso post deste assunto

No Estado do Rio de Janeiro temos o cadastro de 6 locais, em Minas Gerais 9, e em São Paulo 11. Na nossa página aqui marcada, confira os Altares da Fé de cada um desses Estados. Não existe um Altar, imagem ou Estado mais importante que o outro. Por isso aqui não fazemos nenhum destaque.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima