Mestre levará Categiró de retorno a Portugal, em 2012, como canção
Eliana Asano Ramos é uma nomeada pianista com em Mestrado em Música, pela Unicamp. Também, já se encontra regularmente matriculada para o Doutorado dessa arte. Do projeto de seu mestrado resultou a dissertação “As relações texto-música e o procedimento pianístico em seis canções de Ernst Mahle: propostas interpretativas”. Fizemos a publicação da dissertação em nosso portal, na sessão de Trabalhos Acadêmicos, com o nº 38. Neste trabalho está contida a canção “Categiró”, com poema do imortal das letras brasileiras, Cassiano Ricardo, já falecido e música do imortal da música brasileira, Ernst Mahle, este último em atividade. Mahle é objeto de permanente estudo da pianista Eliana. A presente obra retrata o Categeró da Igreja de Nª Sª do Ò, em São Paulo.
A pianista tem sua trajetória alicerçada em estudos da obra de Mahle. Como organista da Câmara Municipal de Piracicaba consta, nesta data, de 24 ago 2011, em que a estamos postando no Categeró, consta também no portal daquele legislativo, citada dentro da moção nº 58, em destaque ao primeiro coral da Assembléia de Deus de Piracicaba; em setembro de 1999, participou pela Unicamp, do VII Congresso Interno de Iniciação Científica, participando do stand A232, como bolsista e sob a orientação do professor Mauricy Mantin; de 8 a 10 de janeiro de 2011, participou no Rio de Janeiro, do SIPOM, com estudos na canção Leilão de Jardim, de Mahle; em 5 de julho de 2010, fez seu recital de mestrado, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp; e em março de 2011, também no mesmo instituto, sob a orientação da professora Maria José Dias Carrasqueira de Moaraes, defendeu sua dissertação e tornou-se Mestra em Música.
Não foi possível obter a imagem desta VIP de Categeró, mas ela fez contato respondendo solicitação do portal e informa:
“Agora, a minha pesquisa de doutorado tem por objetivo definir a escrita pianística do compositor Ernst Mahle tendo como referência todas as canções escritas para canto e piano sobre texto profano (digo profano para letra não bíblica). Assim, a canção Categeró estará novamente no trabalho, agora mais dissecada…”
Complementando:
“ Em fevereiro de 2012, estarei indo ao congresso “A Língua Portuguesa em Música” em Lisboa, Portugal, e o artigo que vou apresentar será “As relações texto-música e suas implicações na performance da canção Categeró (1972) de Ernst Mahle”.”
Estamos agendando uma entrevista com a doutoranda, para breve, trazer outras novidades da relação dela com as canções de Mahle, com a escolha de Categeró, sua relação com os autores, bem como a forte repercussão que seu trabalho vem tendo no mundo artístico da música clássica brasileira e, ainda, suas gravações de Categeró e a participação do tenor Antônio Pessotti.
Na ausência de imagens dela (parece arisca às imagens), rememoramos a ela, como sua trajetória se expressa em imagens na internet.